No dia 29/10 é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, o AVC tem ca...
No dia 29/10 é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, o AVC tem causado mais mortes no Brasil do que os infartos e até mesmo a covid-19. Para lembrar este dia, o Hospital das Clínicas de Itajubá (HCI) organizou uma campanha, com palestras e discussões sobre o assunto. Na terça, 29/10, servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participaram de uma Roda de Conversa com o médico neurologista Lucas Porto Ferreira, em Itajubá.
De acordo com a superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira, o encontro foi fundamental para reforçar sobre os fluxos para o serviço de referência, a fim de garantir o tratamento no tempo oportuno, tão valioso para o paciente. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com a SRS Pouso Alegre, trabalhou bastante para a implantação do Centro de Referência do AVC na região, com estabelecimento de grade de referência, financiamento e distribuição de tomógrafos nestes serviços” , pontuou.
Na pauta do encontro, foram discutidas a importância da prevenção, sinais e sintomas, dados estatísticos do AVC, e apresentação do trabalho feito na região. Para o neurologista, o sucesso depende de infraestrutura mínima, equipe bem treinada e multidisciplinar, além de um protocolo escrito. “O que estamos fazendo hoje é extremamente importante: treinar, falar, executar, relembrar do AVC e frisar bem a necessidade de treinamento na fase aguda", disse o médico.
Segundo a assessora de políticas públicas e privadas do HCI, Maria Goretti Oliveira, o evento é de conscientização da importância dos sinais e sintomas, agilidade no diagnóstico, e chegada ao serviço para que o paciente tenha sucesso no tratamento. “É um momento aberto à comunidade, reforçamos a importância da prevenção do AVC, de modo que todos estejam abertos aos sinais e sintomas”, disse a assessora.
O HCI é credenciado como Centro de Atendimento de Urgência Tipo II aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) pela Portaria GM/MS Nº2.478 de 19 de dezembro de 2023. Além da superintendente, também participaram do Encontro, como representantes da SRS, o coordenador de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), Lucas Botazini e Katia Maria Pimentel, referência técnica da CRAS.
Da redação do portal de Notícias
Nenhum comentário