Serviço Social Autônio detalhou os recursos arrecadados e ações realizadas em apoio ao povo gaúcho, atingido pelas enchentes no início do an...
Serviço Social Autônio detalhou os recursos arrecadados e ações realizadas em apoio ao povo gaúcho, atingido pelas enchentes no início do ano.
A Campanha SOS Rio Grande do Sul, integrada ao Programa de Proteção Emergencial (PPE) do Servas, contou com o apoio do governo estadual. A iniciativa reuniu também empresas parceiras e voluntários que se uniram para ajudar a população gaúcha atingidas pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Para o vice-governador Professor Mateus, é fundamental ter o Servas como um braço da sociedade civil trabalhando ao lado do governo.
“Fico feliz porque, nas nossas campanhas sobre os desastres ocorridos em Minas, somos sempre muito bem-sucedidos. A gente consegue, por meio da nossa Defesa Civil e parceria com o Servas, dar resposta a tempo e a modo. E, para conseguir chegar ao Rio Grande do Sul, atuamos não apenas com nossa estrutura pública, mas também com o braço da sociedade civil organizada”, destacou.
Balanço
Durante toda a campanha, o Servas contou com o apoio de 97 empresas e instituições parceiras, além da colaboração da população mineira. Ao todo, foram arrecadadas 532 toneladas de doações, compostas por 680 mil itens, que incluem: material de limpeza, higiene pessoal, roupa, colchão, utensílios e ração para animal.
Foram doados 342 mil quilos de alimentos, sendo 268 mil litros de água mineral, além de mais de 15 mil medicamentos. Todo o material arrecadado foi destinado a sete municípios gaúchos, por meio de 16 entidades que trabalharam no apoio às famílias.
Além dos donativos, o Servas anunciou, em agosto deste ano, a destinação de mais de R$ 1 milhão para viabilizar a construção de 70 novas casas para as vítimas das enchentes.
A inciativa foi um esforço conjunto com o Instituto Galo, Instituto Dunga e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
A presidente do Servas, Christiana Renault, comemorou o resultado do trabalho realizado pela instituição na arrecadação e distribuição das doações enviadas para o Rio Grande do Sul.
“Para nós, foi uma surpresa - e uma surpresa maravilhosa. Quando a gente começou esse esforço, não imaginávamos a que ponto chegaríamos. E, quando passamos de 400 toneladas, quase não acreditei na quantidade arrecadada. E aí nós conseguimos ainda mais. Felizmente, esse resultado foi muito bom” celebrou.
Apoio do Estado
Desde o início da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região, o Governo de Minas disponibilizou todo o apoio disponível à população e ao governo gaúcho, dentro das necessidades emergenciais identificadas, incluindo ajuda no resgate de vítimas e doação de insumos, alimentos e demais itens básicos para as famílias prejudicadas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou intensa atuação na região atingida, com a maior equipe em missões especiais executada fora de Minas neste ano. Com auxílio de aeronaves preparadas para o transporte de vítimas e suporte de cães farejadores, a equipe se dedicou a efetuar resgates aéreos de forma rápida, além de trabalhar em casos de soterramento, devido à experiência da corporação.
A Copasa enviou uma equipe de especialistas para dar suporte à operação de saneamento nas cidades, com objetivo de ajudar no restabelecimento do fornecimento de água para milhares de pessoas, por meio das estações de tratamento. Além da equipe, foram enviadas 1,3 mil caixas com copos de água potável, totalizando 18,2 mil litros disponibilizados para a população. Destaque, ainda, para doação de outros 7,2 mil litros de água mineral, por meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Minasbev.
A Defesa Civil mineira também disponibilizou agentes para ajudar na coordenação das ações de resposta, incluindo a identificação e análise de áreas de risco iminente, a exemplo da situação de imóveis comprometidos. Nesta missão, a a coordenadoria estadual também auxiliou na distribuição de itens de ajuda humanitária.
Vale destacar, ainda, a atuação da Cemig para ajudar a agilizar o restabelecimento da energia elétrica no Rio Grande do Sul. Para isso, foi disponibilizado um helicóptero e uma equipe técnica para inspecionar linhas de transmissão, principalmente em áreas de difícil acesso para manutenção.
Da redação do Portal de Notícias
Carlindo Medeiros
https://www.advogadf.com.br/
Carlindo Medeiros, mora no DF e Entorno desde agosto de 1981 é Advogado, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Atuando há 5 anos como Advogado, Advogado Defensor Dativo No Entorno de Brasília pelo Defensoria Pública de Goiás, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-graduado em Analise de Sistema e Telecomunicações. Foi professor da Secretaria de Educação do DF, foi Servidor concursado da CAESB de 1991 até 1997, trabalhou no Ministério da Saúde Como Técnico e Analista de 2007 até 2014, Trabalho no INEP de 2014 até 2015 como Analista, Professor do Colégio e Faculdade JK do Gama e Asa Norte de 1999 até 2003. Jornalista, é editor do Portal de Notícias Lei & Política.
Nenhum comentário