RB Bragantino Mascotes Toro Louco e Massa ...
RB Bragantino Mascotes
Toro Louco e Massa Bruta
Fundação: O Clube Atlético Bragantino foi fundado no dia 08 de janeiro de 1928, na Cidade de Bragança Paulista, interior do Estado de São Paulo. A partir de 2019, passou a ser denominado Red Bull Bragantino.
Resumo histórico: Antes de sua fundação, já existia em Bragança Paulista um clube de futebol amador chamado Bragança F.C. Os idealizadores desse antigo clube, desportistas da cidade, criaram uma nova agremiação denominada Clube Atlético Bragantino, conhecido como “Força Bruta”. O clube tem em sua trajetória momentos de altos e baixos, chegando a se tornar na década de 90 do século passado a sensação do futebol brasileiro, com conquistas que o fizeram ser mais conhecido no Brasil e em toda a América ao participar de competições nacionais e continentais. Em março de 2019, a Diretoria do Bragantino anunciou uma parceria com a empresa Red Bull Brasil, estabelecida na Cidade de Campinas. Tinha como objetivos o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, investimentos em atletas, melhorias no patrimônio do clube, dar um salto de qualidade e motivação aos torcedores locais e admiradores do clube, conhecidos na Cidade de Bragança Paulista como “Massa Bruta”. Os uniformes do A.C. Bragantino ganharam novo design, novas cores, novo escudo e o acréscimo do Toro Louco como Mascote. A partir daí, o RB Bragantino passou a competir com os clubes de maior investimento da Federação Paulista de Futebol em nível de igualdade técnica e financeira.
Clube Atlético Bragantino Red Bull Bragantino
Família Chedid: A família Chedid tem uma grande influência na história do Clube Atlético Bragantino. Nabi Abi Chedid nasceu no Líbano em 21 de abril de 1932. Chegou à terra da Linguiça aos seis anos. Teve uma vida dedicada à cidade, à política e ao esporte, em especial ao Clube Atlético Bragantino. Um dos seus maiores orgulhos foi, na sua gestão como Presidente, ter levado o clube da “Terra da Linguiça” ao título de Campeão Paulista em 1990, comandado pelo então pouco conhecido Técnico Wanderley Luxemburgo, e ao vice-Campeonato Brasileiro no ano seguinte, já sob o comando de Carlos Alberto Parreira. Nabi faleceu em 29 de novembro de 2006, aos 74 anos, vítima de câncer no pulmão.
Localização: O Clube Atlético Bragantino está localizado na Cidade de Bragança Paulista, interior do Estado de São Paulo. Por cumprirem requisitos previstos por Lei Estadual, está entre os 12 municípios do Estado considerados Estâncias Climáticas. Tal status garante à Prefeitura uma verba adicional para o desenvolvimento e promoção do turismo local. Na gastronomia, destaca-se pelos pratos típicos produzidos à base da linguiça artesanal. No estádio do Bragantino, está localizado o Restaurante do Rosário, local tradicional para degustar o prato típico da região, o embutido. Não é por acaso que o clube, além de “Força Bruta”, tem também a alcunha de “Linguiça Mecânica”, colocada por seus torcedores.
Cidade de Bragança Paulista – São Paulo
Estádio: O RB Bragantino manda seus jogos no Estádio Nabi Abi Chedid, fundado em 1949 com o nome Marcelo Stéfani. Passou a utilizar o nome atual a partir de 06 de janeiro de 2009 e tem capacidade para 12.332 espectadores.
Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
Curiosidades:
O Bragantino foi comandado por dois famosos técnicos do Futebol Brasileiro: Wanderley Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira.
Wanderley Luxemburgo Carlos Alberto Parreira
O Bragantino foi apelidado de “Linguiça Mecânica” no período de 1989 a 1992, em que obteve grandes conquistas. O codinome fazia alusão ao filme “Laranja Mecânica”, sucesso de bilheteria na época, e ao clube estar sediado na Cidade de Bragança Paulista, tradicional produtora de linguiça artesanal.
Prato Típico feito com a Linguiça artesanal
Estatística:
2025 – O RB Bragantino poderá disputar as seguintes competições:
Campeonato Brasileiro Série A;
Copa do Brasil;
Campeonato Paulista Série A-1.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário