Companhia detém a maior fatia do mercado varejista, que reúne mais de 14 mil clientes em todo o país . A Cemig é a comercializadora que ma...
Companhia detém a maior fatia do mercado varejista, que reúne mais de 14 mil clientes em todo o país .
A Cemig é a comercializadora que mais cresce no mercado varejista de energia e já detém a maior fatia de consumidores deste mercado em todo o país. A empresa também é a segunda maior do país em volume de energia contratada: 88,23 MW médios (MWméd) em agosto passado. Os dados se baseiam nas informações disponibilizadas no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável pela integração entre os clientes e as comercializadoras de todo o país, além de geradoras e distribuidoras.
O mercado livre varejista vem atraindo cada vez mais consumidores de energia do país, desde a autorização para o ingresso de clientes de média tensão, ocorrida em janeiro deste ano. Apenas nos últimos 12 meses, foram 12.451 novos consumidores com perfil varejista, sendo 2.040 em agosto, alcançando o número de 14.532 consumidores do mercado varejista de energia, e a maior parcela já é de clientes da Cemig.
Esse crescimento acentuado se explica pela movimentação ocorrida na Cemig desde 2023, com a expectativa da abertura para todos os clientes de média e alta tensão em janeiro passado. Com a mudança na legislação, o comercializador varejista passou a ter um papel fundamental na prospecção de novos clientes, bem como na gestão dos contratos desses clientes na CCEE.
Entre outras inovações, a Cemig foi a primeira empresa a lançar, em outubro do ano passado, um sistema de e-commerce inovador que oferece aos clientes de média tensão a possibilidade de simular e contratar energia renovável com desconto de até 35% na fatura mensal. A nova plataforma, que revoluciona o setor, foi planejada para tornar a jornada simples e ágil, possibilitando a contratação de energia de forma 100% digital em apenas três etapas: simulação, proposta e contratação.
Para se ter uma ideia do crescimento da Cemig, a empresa passou do sétimo lugar em energia contratada no mercado varejista, em maio deste ano, para o quinto lugar, em junho, com 47 MWméd. Em apenas dois meses, esse número praticamente dobrou, chegando a 88,23 MWméd, o segundo maior volume entre as comercializadoras varejistas de todo o país.
Energia Livre Cemig
No formato de contratação no Mercado Livre de Energia, a negociação pode ser feita diretamente entre as comercializadoras e clientes do Grupo Tarifário A (média ou alta tensão), independentemente do volume de energia demandado.
Além de empresas atendidas em alta tensão, todos os clientes do Grupo Tarifário A, incluindo os atendidos em média tensão, também podem migrar para o Mercado Livre de Energia por meio de um comercializador varejista. A portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME) definiu que, desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estão aptos à aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL), independentemente do volume de energia demandado.
Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo e, entre eles, destacam-se os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.
Para obter mais informações sobre o Mercado Livre de Energia Cemig, acesse https://energialivre.cemig.com.br.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário