O dia 9/11 foi de muita mobilização e engajamento das equipes de saúde dos municípios da macrorregião de Saúde Sul. Por uma iniciativa da S...
O dia 9/11 foi de muita mobilização e engajamento das equipes de saúde dos municípios da macrorregião de Saúde Sul. Por uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as cidades foram estimuladas a realizarem o Dia D contra as Arboviroses, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de prevenir doenças causadas pelo Aedes aegypti, mantendo os ambientes livres da proliferação do mosquito. A macrorregião de Saúde Sul, composta pelos 50 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, mesmo com a previsão de chuva, entrou no clima da prevenção e marcou a data com diversas ações que atraíram a atenção e a participação da comunidade.
Em Varginha, as ações preparativas da Vigilância Ambiental para o Dia D se iniciaram no dia 4/11, com mutirões de coleta de material inservível, trabalho educativo em escolas municipais e creches, além de apresentação de teatro com a peça “Todos contra a Dengue”. No dia 9/11, a concentração foi feita na Unidade de Saúde do Bairro Novo Tempo, de onde se iniciou a passeata dos agentes de endemias, agentes comunitários e comunidade. Campanha educativa casa a casa, blitz educativa com apoio da Guarda Civil Municipal e carro de som foram ações de suporte que a equipe também organizou. O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, acompanhado do coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Demétrio Junqueira Figueiredo, marcaram presença na ação do município sede da superintendência. Segundo o superintendente, para o efetivo enfrentamento às arboviroses é fundamental a participação da sociedade na busca dos possíveis criadouros, bem como no controle mecânico dos focos do Aedes Aegypti, por ser essa a forma mais efetiva de combate ao mosquito. “O DIA D pretendeu mobilizar os 853 municípios mineiros em ações que antecipam o período sazonal da dengue, para que possamos, juntos - poder público e sociedade - reduzir o número de casos de adoecimento por doenças causadas pelo mosquito em nosso território”, ressaltou.
Municípios como Caxambu, Cristina, Itanhandu, Itutinga, Lavras, Perdões e Virgínia publicaram fotos em tempo real das ações que realizaram, demonstrando o engajamento de toda a equipe de saúde em fazer acontecer o Dia D. Parcerias com a Polícia, comércios locais e o Projeto Vôo pela saúde - que utiliza o auxílio de drones para identificar pontos estratégicos para o combate à dengue - foram fundamentais para que o trabalho da saúde se estendesse à comunidade como um todo.
O Agente de Combate às Endemias da cidade de Perdões, Felipe Miguel Freire, contou que o município viveu e ainda vive semanas intensas com relação ao combate às arboviroses. “Na semana do Dia D iniciamos o trabalho de mobilização, convidando o público escolar a aderir à mobilização do dia 9/11”. Segundo o agente, no Dia D, foram realizadas três ações simultâneas: blitz educativa em pontos estratégicos, abordagem educativa a transeuntes para estimular a vistoriar os quintais e mutirão de visita pelos Agentes de combate de endemias e agentes comunitários de saúde. “Identificamos grande adesão e esperamos que possamos colher bons resultados dessa mobilização, tendo ciência que o dever do combate é de todos: poder público e população”, afirmou Felipe.
Por Tânia Corrêa
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário