Ação faz parte da Campanha Estadual de Vacinação, que vai até 29 de novembro, e visa imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos. Para p...
Ação faz parte da Campanha Estadual de Vacinação, que vai até 29 de novembro, e visa imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos.
Para promover a atualização do cartão de vacinas de todas as crianças e adolescentes mineiros menores de 15 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, entre os dias 4 e 29 de novembro, a campanha estadual de multivacinação Vacina Mais Minas Gerais. A iniciativa objetiva aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco de introdução ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado.
Todos os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde de Ubá aderiram à estratégia e estão empreendendo ações no período, contando com 109 serviços especializados em imunização abertos nos horários normais, de segunda a sexta-feira, e com a programação especial do Dia D Estadual marcado para 23 de novembro (sábado). Confira os locais de horários do Dia D clicando aqui.
Uma das vacinas que a SES-MG espera que tenha ampliação de cobertura é a da dengue. “Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da vacina contra a dengue. Estamos nos aproximando do período endêmico e os pais e responsáveis precisam garantir proteção aos seus filhos, pois corresponde a uma faixa etária sensível para os agravos e sequelas da doença”, salientou Wallan McDonald, referência técnica em Imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.
Wallan destacou que um diferencial desta campanha de multivacinação é a participação das referências municipais de mobilização social, que contribuem reforçando a estratégia comunicacional. “Tenho recebido muitos feedbacks positivos dos municípios sobre essa aproximação com o setor de comunicação e mobilização social, pois precisam desse apoio para atingir um grande número de pessoas e conseguirem a adesão e, por consequência, um bom índice de cobertura vacinal”, disse Wallan.
“Estivemos com ponto de vacinação no Dia D das arboviroses também, quando vacinamos contra a gripe, covid e dengue. Nosso objetivo é que pais, mães e responsáveis possam se organizar para trazer suas crianças e adolescentes ao centro de saúde que já está preparado para recebê-los”, reforça a enfermeira.
Nenhum comentário