O dia D da campanha estadual de multivacinação ocorre neste sábado (22/11). A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia ...
O dia D da campanha estadual de multivacinação ocorre neste sábado (22/11). A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia os municípios na realização da ação com para possibilitar que pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, que ainda não completaram 15 anos de idade, atualizem as cadernetas de vacinação.
Referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Camila Freitas, destaca o papel da comunicação no contexto vacinal. “A divulgação da importância da vacinação e de todo histórico de combate às doenças é de fundamental importância para atingirmos a meta preconizada e protegermos nossas crianças e adolescentes”.
Em relação à prevenção ao HPV, houve atualização do protocolo vacinal. Anteriormente, eram duas doses da vacina. Agora a imunização ocorre em dose única. Adolescentes entre 15 e 19 anos que não se vacinaram contra a doença podem ir aos postos de saúde. É necessário levar documento de identidade. Quem tiver o cartão de vacinação é recomendável apresentar no posto de saúde.
Com a campanha Estadual de Multivacinação - Vacina Mais Minas -, que ocorre no período de 4 a 29 de novembro, e a realização dia D neste sábado, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal em todo o estado.
Conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços nas coberturas vacinais.
A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Em relação à tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).
A programação do Dia D dos municípios pode ser acompanhada nos sites das respectivas prefeituras e também clicando aqui.
Para saber quais vacinas devem ser tomadas para completar a imunização proposta pelo Ministério da Saúde, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo com documento de identidade.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário