Temas como cidades inteligentes, segurança cibernética e transformação digital receberam atenção de líderes do setor público de todo o mundo...
Temas como cidades inteligentes, segurança cibernética e transformação digital receberam atenção de líderes do setor público de todo o mundo.
Com o objetivo de conhecer novas soluções e acompanhar o avanço da tecnologia em áreas importantes e que fazem parte do dia a dia da população de qualquer cidade do mundo, o Governo de Minas participou de missão em imersão tecnológica na Smart Cities Expo e agenda de governo, na Espanha, de terça a sexta-feira (5 a 8/11).
O Estado foi representado pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), além da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e da Invest Minas.
Representante da Seplag, a subsecretaria de Inovação e Gestão Estratégica Camila Neves destacou a experiência como importante por gerar oportunidades de o Governo de Minas melhorar ainda mais a entrega do serviço público para o cidadão lá na ponta, em áreas como segurança pública, sustentabilidade e governo digital, entre outras.
"Tivemos oportunidade de conhecer várias tecnologias que podem ser aplicadas para aprimorar os serviços públicos no Estado e também de compartilhar avanços que já são realidade em Minas Gerais, como o projeto Automatiza.MG, que utiliza tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos e otimizar o trabalho dos servidores públicos", avalia.
Integração
Presidente da Prodemge, Roberto Reis descreveu a oportunidade de troca com lideranças do setor público de todo o Brasil e para conhecer soluções tecnológicas propostas por instituições de todo o mundo.
"Vimos muitos avanços e novidades nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e mobilidade urbana, entre outras. Aprendemos muito, com cidades do mundo inteiro", resume.
Reis destacou a presença de diversos países e de grandes fornecedores do mercado de tecnologia que mostraram novidades para cidades inteligentes e soluções, várias com uso de inteligência artificial e muitas nas áreas de câmeras e IOT ("Internet das coisas").
"Esperamos levar para o Brasil e órgãos de Estado algumas sugestões que podem contribuir para melhorar a vida dos mineiros", planeja.
Exemplos
Na área de saúde, o presidente da Prodemge cita a integração de serviços com interação em tempo real como inovação que chamou a atenção do público. Ele descreve o produto, criado por startup argentina: maleta equipada com diversos instrumentos médicos para permitir a realização de exames junto aos cidadãos, sem a necessidade de irem a hospitais ou postos de saúde. Além disso o equipamento permite uma chamada por vídeo para atendimento remoto de médicos especialistas.
Também merece destaque software francês que faz um mapeamento 3D das cidades e consegue analisar uma série de fatores ao mesmo tempo, como mobilidade urbana, qualidade do ar, emissão de CO2, fluxo de vento, umidade, tudo integrado.
"Durante um engarrafamento, por exemplo, será possível não só avaliar impactos como aumento da poluição ou temperatura, como também fazer projeções de possíveis alternativas e prováveis resultados", detalha.
Reis cita, ainda, uma solução incrível na área de desenvolvimento sustentável que promove geração de energia limpa captada de árvores, por meio de sensores no subsolo.
A missão internacional foi realizada pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
Da redação doPortal de Notícias
Nenhum comentário