Ainda no Sul de Minas, equipe técnica da SEE/MG também vistoriou as instalações da Universidade do Estado de Minas Gerais O Governo de Minas...
Ainda no Sul de Minas, equipe técnica da SEE/MG também vistoriou as instalações da Universidade do Estado de Minas Gerais
O Governo de Minas e o Ministério da Defesa assinaram, nesta segunda-feira (25/11), os acordos para a realização das Operações ” Sul de Minas I” e “Sul de Minas II” do Projeto Rondon. As operações ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2025 com a participação de 504 rondonistas, entre professores e estudantes universitários.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que representou o governador Romeu Zema, destacou a importância e o impacto do projeto no estado.
“A participação de estudantes e profissionais das nossas universidades na vida social de cada cidade é uma oportunidade muito positiva. Isso permite que, enquanto profissionais, eles possam crescer ao conhecer a realidade brasileira, além de levar conhecimento técnico e científico às comunidades. Essa troca gera uma diferença significativa, tanto econômica quanto social, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem em Minas Gerais”, explicou o secretário.
Também estiveram presentes prefeitos dos 24 municípios selecionados para as operações e representantes das 38 Instituições de Ensino Superior participantes do Rondon.
“ Agradeço o apoio e a participação dos prefeitos e do governo do estado. Esse projeto é um sucesso, e tenho a certeza de que será muito bom também aqui no Sul de Minas”, pontuou Oswaldo Gomes dos Reis Junior, secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Especiais do Ministério de Estado da Defesa.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG), que vai custear o transporte e a hospedagem para as equipes rondonistas.
Ações do Projeto
O Projeto Rondon acontece por meio de ações prioritárias de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, em consonância com as políticas públicas e os planos governamentais em execução.
Para o progresso das atividades a serem desenvolvidas em 2025, as instituições participantes devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário.
As atividades estão relacionadas aos recursos técnicos e humanos, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, nas localidades dos municípios selecionados.
Sobre o Rondon
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial estratégica orientada pelo Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Seu objetivo é capacitar as comunidades locais, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável, abordando áreas do conhecimento como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
Municípios e instituições
Os municípios que participarão das operações são Andradas; Bueno Brandão; Caldas; Cambuí; Estiva; Ibitiúra de Minas; Monte Sião; Munhoz; Ouro Fino; Senador Amaral; Toledo; Pouso Alegre; Brasópolis; Careaçu; Conceição dos Ouros; Delfim Moreira; Gonçalves; Heliodora; Jesuânia; Lambari; Marmelópolis; Piranguinho; São José do Alegre; Sapucaí-Mirim. Já as instituições de ensino superior serão representadas por 38 unidades de Minas e mais seis estados do país.
Visita Uemg Poços
Ainda no Sul de Minas, nesta terça-feira (26), o secretário de Educação, acompanhado da equipe técnica da SEE/MG, vistoriou as instalações da Universidade do Estado de Minas (UEMG), em Poços de Caldas. A vistoria faz parte da rodada de visitas iniciadas pela UEMG, que seguirá para a Unimontes, em continuidade a ação estratégica de fortalecimento à política educacional de ensino superior no estado, realizada pela SEE/MG.
Compartilhe nas redes sociais
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário