Interessados em contribuir com o projeto também podem participar da consulta pública on-line até o dia 12/12. Nesta quinta (28/11) e sexta-f...
Interessados em contribuir com o projeto também podem participar da consulta pública on-line até o dia 12/12.
Nesta quinta (28/11) e sexta-feira (29/11), a secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) realizou duas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do lote rodoviário Vetor Norte, na região Metropolitana de Belo Horizonte. As sessões aconteceram na Câmara Municipal de Vespasiano e na Cidade Administrativa, respectivamente.
“Esta é uma etapa importante para escutar a sociedade civil e entidades interessadas. É o momento que temos para aprimorar o nosso projeto”, ressaltou a subsecretária de Concessões e Parcerias da Seinfra, Fernanda Alen.
Além do público presencial, as audiências também foram acompanhadas, simultaneamente, em transmissão ao vivo no canal da Seinfra no Youtube. (https://www.youtube.com/SeinfraMG)
Durante a reunião foi apresentado o escopo do projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A integra do projeto, incluindo os estudos de engenharia, socioambientais e econômico-financeiros, podem ser acessados no site da Seinfra. http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/page/2552-consulta-publica-lote-8-vetor-norte
Com a implantação dos contornos, estima-se uma redução de mais de 27 minutos no deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Para a Serra do Cipó, destino turístico da região, a economia estimada é de 21 minutos no trajeto.
Estão programadas importantes obras de ampliação de capacidade, como a implantação de 34,29 quilômetros de duplicações, faixas adicionais e terceiras faixas, além da construção de 105,8 quilômetros de acostamentos e a readequação de 9,8 quilômetros de vias marginais. Essas intervenções irão aumentar a capacidade viária das rodovias, que atualmente possuem 45% de pistas simples.
A concessão também prevê melhorias, como recuperação do asfalto e manutenção contínua da malha viária.
O trecho contará com pórticos de pedágio sem cancela, no modelo free flow. O sistema de cobrança em livre passagem elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, proporcionando mais segurança e agilidade ao tráfego.
Além disso, para aumentar a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres, o projeto também inclui a construção de novos viadutos, passarelas e pontos de ônibus. Com as intervenções, espera-se evitar mais de 2,5 mil acidentes nos próximos dez anos.
Da redação do Portal de Notícias
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