Além da acessibilidade para aqueles que fazem provas fora de suas cidades, estudantes poderão acompanhar ao vivo correção das provas pela Re...
Além da acessibilidade para aqueles que fazem provas fora de suas cidades, estudantes poderão acompanhar ao vivo correção das provas pela Rede Minas.
Garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de chegar no local de prova e realizar o exame de maneira satisfatória, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, investiu R$ 25 milhões destinados a transporte e hospedagem aos estudantes que estão participando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e tiveram que realizar o exatamente em cidades diferentes das que residem.
A iniciativa inédita no estado, contou com modelo inovador de distribuição direta de recursos às escolas, que foram responsáveis pela gestão do transporte de aproximadamente 36 mil estudantes da rede pública estadual, para cobrir alimentação e hospedagem, atendendo às necessidades individuais de cada localidade.
“Reconhecemos que muitos estudantes precisam de apoio para se deslocar e, em alguns casos, pernoitar em outros locais. Por isso, disponibilizamos este robusto aporte financeiro para garantir que todos tenham acesso ao Enem de forma digna e confortável”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Estudantes beneficiados
O primeiro dia de prova foi um sucesso, permitindo que milhares de estudantes realizassem o exame descansados e bem alimentados, prontos para enfrentar os desafios de um longo dia de provas.
Ana Luísa de Magalhães, de 17 anos, que cursa o 3º ano da Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida, em Matipó, na Zona da Mata Mineira, destacou a importância do transporte seguro.
“Saber que teríamos transporte seguro para o local de prova foi fundamental, pois nos trouxe tranquilidade e acalmou nossas famílias, já que estávamos acompanhados por servidores da escola”, comentou a jovem.
Guilherme Mendes, também de 17 anos e estudante da mesma escola, compartilhou sua experiência, afirmando que o apoio recebido o fez sentir mais seguro e preparado para o exame.
“Uma das nossas maiores preocupações era o local da prova, já que iríamos fazer o exame em outra cidade. Por isso, a iniciativa de garantir o transporte foi muito importante, assim como o almoço e o acompanhamento dos professores, que nos ajudaram a nos familiarizar com o ambiente e nos deixaram mais preparados para a prova”, afirmou.
Correção ao vivo do gabarito
Além do apoio logístico, o Governo de Minas se preocupou em oferecer uma experiência enriquecedora. Neste domingo (10/11), em uma parceria com a editora Estudo Play, também será realizada a correção ao vivo do gabarito das provas.
A programação incluirá análises e resoluções comentadas das questões de Física, Biologia, Química e Matemática, transmitida em TV aberta pela Rede Minas, no canal 9.2, e pelo canal do YouTube da Secretaria de Educação, das 18h30 às 20h30.
O diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson, ressalta a importância dessa correção em tempo real. “Acompanhar a correção ao vivo é crucial para os alunos. Eles recebem um gabarito de referência que os ajuda a mapear seu desempenho, uma vez que o Inep disponibiliza o gabarito oficial apenas no dia 20 de novembro”.
Após a correção, o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem já está disponível na plataforma Enem MG, permitindo que os estudantes confiram rapidamente seu desempenho. Os estudantes podem acessar o site ou baixar o aplicativo.
No último domingo (3/11), mais de 4 mil estudantes participaram da transmissão ao vivo no YouTube, evidenciando o impacto positivo que essa ação tem na preparação dos estudantes.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário