“Desde o início do primeiro governo Ibaneis por orientação do governador, o empenho é tornar o Sol Nascente uma cidade completa . Por isso c...
“Desde o início do primeiro governo Ibaneis por orientação do governador, o empenho é tornar o Sol Nascente uma cidade completa . Por isso criou a administração regional de lá , separando da Ceilândia, e já investiu na cidade aproximadamente 630 milhões de reais nos últimos 6 anos” José Humberto, secretário de governo
Na classificação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dados do Censo divulgados na última sexta-feira, 8/11, onde o instututo coloca a cidade do Distrito Federal do Sol Nascente como a 2ª maior favela do Brasil, o GDF discorda, vejam:
De acordo com o GDF, o Sol Nascente não pode mais ser considerado uma favela por não atender os critérios de classificação do IBGE. O governo afirma que houveram melhorias em infraestrutura e serviços básicos promovidas nos últimos anos.
O Secretário de Governo José Humberto Pires, comentou que hoje a cidade do Sol Nascente passa de 100 mil habitantes e que esses dados divulgados pelo IBGE não refletem aos dias de hoje, e que, a gestão atual intensificou as obras na área nos últimos dois anos, o que não teria sido considerado pelo IBGE.
E que o GDF vem transformando o Sol Nascente de forma acelerada nestes últimos 2 anos. Em 2023 e 2024, a região administrativa avançou de forma expressiva. Hoje, 95% da região têm acesso a água e esgoto; 75% das vias contam com drenagem e pavimentação; e 100% da população dispõe de energia elétrica. Além disso, há escola, creche, restaurante comunitário, terminal rodoviário e linhas de ônibus.
O secretário José Humberto também informou que, diante dessas melhorias, o Sol Nascente não deveria mais ser incluído na classificação de favela. E que essas ações, obras emelhorias não estão sendo aplicadas somente no Sol Nascente, e sim em todo o DF.
Exemplo disso é que, em quase todas as cidades do DF, obras de construção de viadutos, passarelas, estão em execução ou já inauguradas, vejam o exemplo o viaduto do Itpoã/Paranoá, Santa Maria, Jardim Botânico, Riacho Fundo, entre várias em execução.
Muitas obras e ações foram executadas no DF durante estes ultimos 2 anos o que muda a realidade do DF e mostra a realidade e transformação sofrida de forma acelerada pelo Sol Nascente, e que o título, classificação ou nomenclatura atribuido a ela “favela”, não seja correta, completou o secretário de governo José Humberto.
Da redação do Portal de Notícias, com informações do Portal EG NEWS
Nenhum comentário