Em sua 12ª edição, a SIC trouxe como tema a forma que o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café O Governo...
Em sua 12ª edição, a SIC trouxe como tema a forma que o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), levou uma programação diversificada para a Semana Internacional do Café (SIC), que terminou na última sexta-feira (22/11), no Expominas, em Belo Horizonte. Foram realizados plantões técnicos, lançamentos e assinaturas de acordos para o fortalecimento da produção sustentável da cafeicultura mineira.
Durante o evento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, assinou o “Pacto Estadual para a Promoção do Trabalho Decente na Agricultura em Minas Gerais”, junto com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Sistema Faemg e da Fetaemg.
Um dos objetivos do pacto é promover a cooperação entre as entidades signatárias para a disseminação de informações para trabalhadores e empregadores sobre a legislação trabalhista, especialmente as normas de saúde e segurança no trabalho rural, no sentido de torná-la mais acessível e de fácil compreensão.
Outro momento significativo dentro da SIC foi a articulação da Secretaria de Agricultura para a retomada das atividades do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri). Onze secretários estaduais de agricultura participaram da reunião realizada dentro da SIC. “A união dos estados é fundamental para o avanço do agro nacional, e o Conseagri é um espaço importante para termos voz, discutir políticas públicas, trocar experiências e, principalmente, conseguir levar as demandas dos estados para o Ministério da Agricultura, para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e para a Frente Parlamentar da Agropecuária”, afirmou o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes.
Também foi feito o lançamento da 327ª edição do Informe Agropecuário, publicação da Epamig, com o tema “Inovações na Pós-Colheita e Qualidade do Café”. A nova edição da publicação aborda temas relevantes como a Produção de Cafés Especiais, os Efeitos das Características Ambientais na Qualidade do Café, Melhoramento Genético do Cafeeiro Arábica para a Produção de Cafés Especiais, Planejamento da Colheita e Pós-Colheita do Café, entre outros. A publicação foi coordenada pelos pesquisadores Marcelo Malta, Denis Nadaleti e Juliana Rezende, e está disponível para a venda na livraria on-line da empresa, neste link.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizou plantão técnico para informações sobre linhas de crédito para comercialização, compra e venda e capital de giro. Os financiamentos são realizados por meio de diversas linhas, principalmente o Funcafé, que permite apoiar produtores. Para a Safra 2024/2025, o BDMG oferta R$ 1,4 bilhão em crédito para o agronegócio, sendo R$ 231 milhões só para o Funcafé.
Técnicos e pesquisadores do sistema Agricultura também se revezaram no plantão técnico no estande institucional, tirando dúvidas e orientando os cafeicultores sobre os programas do Governo de Minas para o fortalecimento da cadeia produtiva do café.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário