Na terça feira, 22/10, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del Rei e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, com...
Na terça feira, 22/10, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del Rei e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, com parcerias da Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei e da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram o “I Seminário em Saúde do Trabalhador da macrorregião de Saúde Centro- Sul”, no auditório do campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del Rei. O evento contou com presenças das referências de Saúde do Trabalhador dos municípios da macrorregião de Saúde Centro-Sul.
Durante o evento, Silvânia Roman de Carvalho, referência Técnica em Saúde do Trabalhador da SRS Barbacena, apresentou dados da morbimortalidade por acidentes e doenças ocupacionais no âmbito do trabalho. Silvânia destacou que a subnotificação de agravos relacionados aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é um enorme entrave para a Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Há necessidade de matriciamento da Rede de Assistência à Saúde do SUS, na qual o trabalhador seja identificado e sua doença ou agravo verificados se há relação com o trabalho, ou com os processos de trabalho”, disse. A referência alertou que “é preciso dar visibilidade à Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na macrorregião de Saúde Centro Sul”.
A programação do Seminário foi finalizada com a apresentação do grupo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), formado por estudantes dos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Eles apresentaram a experiência exitosa com o tema: Programação da Equidade e da Valorização das Trabalhadoras no município de São João del Rei.
O coordenador de Vigilância em Saúde da GRS São João del Rei, Flávio Raimundo Soares, destacou a importância do Seminário em Saúde do Trabalhador. ” O Seminários de Saúde do Trabalhador é de suma importância para o fortalecimento de parcerias entre as unidades regionais de Saúde e os municípios dos territórios”, disse o coordenador.
A referência técnica em Saúde do Trabalhador do município de São João del Rei, Letícia Ferreira Resende, destacou a importância do evento na qualificação da vigilância em Saúde do Trabalhador. “O Seminário é uma excelente oportunidade de aprendizado sobre a relação entre Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador, contribuindo para a realização de um trabalho mais qualificado e com melhores resultados nos municípios”, enfatiza a referência.
Nenhum comentário