Curso realizado pelo Idene, em parceria com Correios, apresenta estratégias de como explorar as potencialidades deste nicho de mercado. Cerc...
Curso realizado pelo Idene, em parceria com Correios, apresenta estratégias de como explorar as potencialidades deste nicho de mercado.
Cerca de cem micro e pequenos empreendedores de produtos e serviços em diversas áreas participaram, nos dias em 26 e 27/11, em Montes Claros, do curso de capacitação em comércio exterior e vendas pela internet, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), em parceria com os Correios. Os participantes buscaram conhecer mais sobre comércio eletrônico, para divulgar produtos e serviços, ampliando vendas.
Para o diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, o acerto da iniciativa é demonstrado pela boa receptividade do público no curso em Montes Claros, e também em Teófilo Otoni, onde a primeira edição foi realizada, em outubro. “Os pequenos empreendedores querem crescer explorando novas oportunidades de mercado”.
“O Idene está aqui para apoiá-los, contribuindo para que estejam aptos a utilizarem os meios eletrônicos com sucesso, expandindo seus negócios”, concluiu o diretor-geral do Idene, adiantando que o curso será levado para outras cidades da área de atuação do instituto.
Capacitando diversos nichos
Leandro Arcanjo foi de Januária a Montes Claros para participar do curso. Ele trabalha em uma empresa de peças automotivas, já consolidada com a venda presencial, e agora quer ampliar o comércio eletrônico. Ele citou as estratégias de frete apresentadas pelos Correios como um dos destaques do curso. “Se não analisarmos bem os custos do frete e das peças que vendemos, a empresa pode perder dinheiro”, argumentou.
Já Adriana Ruas é proprietária de uma loja virtual de calçados em Montes Claros. Há pouco tempo no mercado, ela está em busca de novos conhecimentos para incrementar o seu negócio. “A capacitação agregou muito porque me trouxe a clareza de como movimentar as minhas redes sociais para ganhar mais clientes, e como fazer o transporte mais fácil dos meus calçados”, disse.
Marcos Vinícius trabalha em Montes Claros com produtos naturais como grãos, sementes, castanhas, temperos, ervas, chás e condimentos e está se preparando para atuar no mercado on-line. “Um ponto que me chamou a atenção foi o relacionado aos benefícios de se ter uma loja virtual própria e uma boa plataforma de suporte, que gerencie os pagamentos feitos pelos clientes via internet e me informe se o produto foi entregue corretamente para o destinatário”.
O evento contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) e do Banco do Nordeste, que apresentou linhas para o microcrédito disponibilizadas pela instituição.
Os consultores dos Correios apresentaram pilares do comércio on-line, citando como exemplo a importância de utilizar fotos e vídeos para uma boa divulgação, usabilidade, traduzida como a rapidez no atendimento aos clientes, tecnologia, com o suporte de uma boa plataforma e a logística, com boas estratégias de frete. Também foram abordadas as peculiaridades e as estratégias para a melhor utilização dos canais de venda, representados por redes sociais e sites.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário