Executivo mineiro ocupa o maior nível de transparência nas principais avaliações nacionais, ao lado apenas do governo do Espírito Santo. O ...
Executivo mineiro ocupa o maior nível de transparência nas principais avaliações nacionais, ao lado apenas do governo do Espírito Santo.
O Governo de Minas Gerais recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante de qualidade em transparência. O reconhecimento é concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aos estados e municípios que alcançaram classificação máxima no Radar da Transparência Pública.
Com o resultado divulgado nessa quarta-feira (13/11), o Estado segue como referência nacional em transparência pública, ocupando, junto com o governo do Espírito Santo, o maior nível de transparência nas principais avaliações do setor.
O Executivo mineiro recebeu Selo Diamante nos ciclos de 2023 e 2024 e, atualmente, ocupa o 1º lugar no ranking Escala Brasil Transparente, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e o 2º lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, avaliação realizada pela Transparência Internacional Brasil.
O Radar da Transparência é fruto do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e tem como objetivo examinar o nível de transparência ativa dos órgãos públicos, observando critérios como disponibilidade e qualidade de dados e informações divulgadas nos portais de transparência.
“Para atender aos critérios de transparência apresentados pela Atricon, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) implementou diversas melhorias no Portal da Transparência, como por exemplo, o aprimoramento da consulta de despesa, que permite a visualização do fluxo completo da despesa pública”, explica a superintendente central de transparência da CGE, Beatriz Loureiro.
“Os resultados positivos obtidos por Minas no âmbito da transparência pública é fruto do trabalho contínuo e crescente realizado pela CGE e reforça o compromisso do nosso governo com uma gestão cada vez mais transparente. A clareza e a transparência dos gastos e ações governamentais são essenciais para atrair investimentos ao estado e, acima de tudo, fortalecer a confiança da sociedade na administração pública”, destaca o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário