Os 26 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul, de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, realizaram a...
Os 26 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul, de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, realizaram ações de vacinação e mobilização da comunidade para a importância da vacinação na prevenção de formas graves das principais doenças de circulação nacional. As ações fizeram parte do Dia D da Campanha Estadual de Vacinação - Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A campanha está sendo realizada de 4 a 29 de novembro. Somente neste mês de novembro, os municípios da SRS Uberaba aplicaram 16.185 doses das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação do SUS.
A SES-MG mobilizou todos os 853 municípios do estado para uma força tarefa de atualização vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), promovendo um dia especial de atividades lúdicas e vacinação nas escolas e outros locais estratégicos, nos municípios. Teatro, lanche e brincadeiras envolveram as crianças enquanto as equipes de saúde realizaram a atualização completa das cadernetas vacinais.
Denise Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, ressaltou que “a Campanha Estadual de Multivacinação no Triângulo Sul está um sucesso, com o aumento das coberturas vacinais e efetiva proteção de saúde de toda a população contra doenças importantes como sarampo, febre amarela e meningite”.
Além do aumento das coberturas, é importante direcionar ações a locais onde há dificuldade de acesso da população às vacinas, por isso, afirma Denise, “incentivamos que os municípios identificassem essas áreas durante a realização do microplanejamento de ações de vacinação, direcionando ações às diferentes realidades de cada local”.
Em Uberaba, Bianca Teixeira, de apenas 4 meses, foi levada por seus pais para ser vacinada. A mãe de Bianca, Thaís Teixeira, conta que aproveitou o Dia D para levar a filha e, segundo ela, mesmo ainda nova para entender, Bianca recebe explicações sobre tudo que vai acontecer, para que cresça reconhecendo a importância da prevenção.
Segundo Thaís, “graças à vacinação, algumas doenças desapareceram e nós queremos que todas sejam erradicadas. Eventos como esse, fora do horário comercial, ajudam os pais que trabalham a levar as crianças e manter o cartão atualizado”. Thaís faz também um chamado: “vacinar é um ato de amor, vacinem quem vocês amam”, conclui.
Para saber mais informações sobre a campanha Vacina Mais Minas, acesse https://www.saude.mg.gov.br/vacinacao
Nenhum comentário