Dentro das ações focadas no Novembro Azul, mês de mobilização e conscientização da população sobre a saúde do homem, várias instituições do ...
Dentro das ações focadas no Novembro Azul, mês de mobilização e conscientização da população sobre a saúde do homem, várias instituições do Norte de Minas estão programando a realização de movimentos em diversos municípios.
Na quarta-feira, 6/11, o Hospital Oncovida, em parceria com o Laboratório Santa Clara, sediados em Montes Claros, estará ofertando gratuitamente a realização de 100 exames de Antígeno Específico de Próstata (PSA) para homens com idade entre 40 e 60 anos.
A coleta das amostras será realizada na sede do Hospital Oncovida (Rua Coronel Spyer, 405, Centro), oportunidade em que será realizado bate papo com a participação da oncologista, Priscila Miranda; do urologista, Conrado Menezes; e do padre Ivan Clementino, que é médico na área da saúde mental. Pessoas que venceram o câncer de próstata também vão compartilhar suas histórias, incentivando as ações de prevenção.
“O Novembro Azul é uma oportunidade para sensibilizarmos os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,” destaca Priscila Miranda, observando que os profissionais da área da saúde “estão comprometidos em oferecer suporte, informação e cuidado, para que cada um possa cuidar melhor de sua saúde.”
Unidade de Alta Complexidade em Oncologia
Com atividades que já vêm ocorrendo desde o início do mês, o Hospital Dilson Godinho, que sedia em Montes Claros uma das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está programando para o próximo dia 13/11 a realização de palestra sobre o câncer de próstata e coleta de amostras para realização de exames de PSA.
De acordo com proposta de mobilização divulgada pelo Hospital, até o final deste mês serão colhidas duas mil amostras de exames de PSA, além da realização de palestras em empresas e unidades de saúde. Na terça-feira, 5/11, as atividades foram realizadas em Salinas e Pirapora. As próximas ações serão nos municípios de Jequitaí (dia 7); Claro dos Poções e Glaucilândia (12); Cristália (14); Brasília de Minas, Capitão Enéas, Cônego Marinho, Glaucilândia, Grão Mogol, Januária, Juvenília, Miravânia, Pedras de Maria da Cruz e Rubelita (dia 22); Matias Cardoso (28 e 29/11).
Helder Leone Alves de Carvalho, médico e diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, entende que “é essencial que os homens entendam que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio. Nosso compromisso com o bem-estar da população vai além dos atendimentos clínicos e, por isso, incentivamos que cada vez mais homens busquem informações e se previnam contra o câncer de próstata e outras doenças. A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas”.
O Hospital Dilson Godinho aponta que entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde estão: verificação da pressão arterial; hemograma completo; dosagem da glicemia; dosagem do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal; verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Prevenção
O câncer de próstata afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o agravo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.
A doença é confirmada após a realização de biópsia, que é indicada por médicos ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Segundo o Ministério da Saúde existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: Idade (o risco aumenta com o avançar da idade - no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos); histórico de câncer na família (homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco); sobrepeso e obesidade (estudos recentes mostram maior risco em homens com peso corporal mais elevado).
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividade física; não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Nenhum comentário