Criação de um ambiente de negócios favorável impulsionou a atração de investimentos no estado e a geração de emprego e renda para os mineiro...
Criação de um ambiente de negócios favorável impulsionou a atração de investimentos no estado e a geração de emprego e renda para os mineiros.
Durante o Lide Brasil Conferência Lisboa, o governador Romeu Zema apresentou as ações da sua gestão para que Minas Gerais se torne o melhor estado para se viver e investir.
O evento reuniu na capital portuguesa empresários e autoridades para debater inovação e novas oportunidades de investimentos e negócios entre Brasil e Portugal em diferentes setores, como a indústria e tecnologia.
O governador integrou o painel com o tema "Novas oportunidades para indústrias e prestadores de serviços no Brasil e em Portugal", ao lado do ex-presidente do Brasil Michel Temer, do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do CEO do Grupo Stefanini, da presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, Karene Vilela, e do conselheiro econômico da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), Francisco Saião Costa.
Mais empregos para os mineiros
Zema ressaltou que a mudança na forma de administrar o estado ofereceu mais segurança jurídica ao setor produtivo, que passou a ver Minas Gerais como um bom local para se desenvolver um negócio.
Já são mais de R$ 455 bilhões de investimentos privados atraídos no estado desde 2019, alavancando a economia mineira e a geração de emprego.
"Nossa economia, quando eu assumi há seis anos, representava 8,8% da brasileira. Os últimos dados do IBGE apontam que a economia de Minas já representa 9,5% do PIB nacional. Como resultado desse crescimento, devemos bater a marca de um milhão de empregos formais criados até o primeiro semestre de 2025”, afirmou Romeu Zema.
A matriz energética limpa de Minas Gerais também é um diferencial para a atração de investimentos.
“Desde 2019, nós multiplicamos por 20 a geração de energia fotovoltaica no estado. Saímos de 500MW para mais de 1GW. Estamos participando ativamente do processo de transição energética. As maiores jazidas de lítio do Brasil estão no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, atraindo empresas de todo o mundo, e também nos destacamos na extração de nióbio”, lembrou o governador.
Exportação para a Europa
O governador também reforçou que os produtos mineiros estão preparados para atender as exigências do mercado europeu.
A plataforma SeloVerde MG verifica o cumprimento da legislação nacional e a emite uma certidão pública de Nada Consta vinculada ao número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do produtor, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento, atendendo, assim, ao regulamento da União Europeia.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário