Com o novo serviço disponibilizado pela Seplag-MG, mais um avanço na transformação digital em Minas Gerais em 2024, cidadão não precisará re...
Com o novo serviço disponibilizado pela Seplag-MG, mais um avanço na transformação digital em Minas Gerais em 2024, cidadão não precisará reconhecer firma em cartório ou ir até o órgão público para concluir a transferência.
"O que nós estamos anunciando aqui hoje é a ampliação o serviço de transferência digital para toda Minas Gerais, melhorando, simplificando e colocando mais facilidade no celular, na mão do mineiro. O Estado não pode ser um agente complicador, um obstáculo para pessoas fazerem as coisas", destacou o governador Romeu Zema.
"É um serviço inovador que vai deixar para trás muita burocracia e muito tempo de deslocamento do cidadão. Aquilo que antes dependia de reunir papel, ir ao cartório, vai ser feito pelo celular ou pelo computador. É uma economia de dinheiro, de papel e de tempo para o cidadão mineiro", acrescentou Luísa Barreto.
"Como Companhia de Tecnologia do Governo de Minas, temos a missão simplificar a vida dos mineiros ao aproximar o Estado do cidadão. Por meio de soluções digitais inovadoras, tornamos serviços públicos mais acessíveis, ágeis e eficientes, eliminando burocracias e promovendo a inclusão digital", explicou Roberto Reis.
Durante o evento, a superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito da CET/MG, Caroliny Aparecida Silva de Miranda, apresentou os detalhes do processo de transferência digital, destacando a praticidade, agilidade, economia e segurança assegurados pelo novo serviço.
Transformação digital
Na perspectiva de aprimorar a transformação digital para os serviços de trânsito, assim como compartilhar iniciativas inovadoras que visam melhorar o atendimento ao público, o Governo de Minas ampliou, em 2024, os serviços disponibilizados, como a solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados.
O serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes necessitava de vários deslocamentos, hoje pode ser resolvido em casa, no computador ou celular com apenas alguns cliques.
Além disso, o cidadão pode realizar a consulta do status do andamento de diversos serviços relacionados a veículos por meio do MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – ou do portal Cidadão MG, sem a necessidade de comparecimento a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), como era feito anteriormente. Veja mais serviços de trânsito digitalizados aqui.
Atualmente, mais de 81% das etapas dos serviços públicos de Minas Gerais podem ser realizadas de forma digital. O Portal MG conta com mais de 1,2 mil serviços disponíveis para os cidadãos, empresas e municípios. Já o MG App ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários cadastrados e mais de cem serviços de diferentes órgãos estaduais. Essas e outras ações fizeram com que o Índice de Transformação Digital (ITD) do Estado saísse de 48%, em 2019, para 81,7%.
Acesse www.planejamento.mg.gov.br e confira os avanços, em 2024, na digitalização, desburocratização e facilidade dos serviços prestados para o cidadão por meio da transformação digital.
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