As atividades foram realizadas durante o evento “Outubro Rosa na Regional”, com a participação dos servidores e em parceria com a UNIFUNCESI...
As atividades foram realizadas durante o evento “Outubro Rosa na Regional”, com a participação dos servidores e em parceria com a UNIFUNCESI.
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), promoveu uma série de atividades ao longo do mês de outubro, voltadas à sensibilização e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, ações como a “Quinta-Rosa” incentivaram os servidores e servidoras a vestirem rosa, reforçando o compromisso com a campanha.
O diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, destacou que a GRS Itabira buscou fortalecer a campanha "Outubro Rosa" no ambiente interno, promovendo ações de conscientização e prevenção. “É fundamental sensibilizar os servidores, pois o conhecimento e a conscientização começam aqui, com cada um de nós”, ressaltou o dirigente. “Sabemos que o diagnóstico precoce salva vidas, e essa mensagem precisa ser reforçada constantemente para que nós, servidores e servidoras do SUS, compreendamos não apenas a importância dos exames preventivos, mas também o papel que cada um pode desempenhar ao levar essa conscientização para suas famílias e comunidades”, afirmou Maurício.
De acordo com Fabiana Cássia Ferreira Santos, referência em Saúde da Mulher na Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), o momento de sensibilização e reflexão sobre o Outubro Rosa deve ser estendido não apenas ao mês de outubro, mas a todos os momentos oportunos ao longo do ano. Ela ressaltou que o câncer de mama e o câncer do colo do útero, os mais prevalentes entre as mulheres, são temas delicados e de extrema importância. “É preciso falar sobre essas doenças e promover ações de conscientização de forma contínua e eficaz, valorizando o autoconhecimento e a observação do próprio corpo”, disse a referência.
Ainda segundo Fabiana, as causas dos tipos de câncer mencionados são diversas, mas fatores externos e comportamentais, como sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada, desempenham um papel significativo e estão profundamente presentes em nosso cotidiano.
“Momentos de diálogo sobre saúde são fundamentais para promover a interação no ambiente de trabalho e nos permitir reservar um tempo na jornada para praticar o autocuidado e reforçar a conscientização”, concluiu Fabiana.
Outubro Rosa na Regional
A GRS Itabira encerrou o mês de outubro com a celebração do “Outubro Rosa na Regional” na última quinta-feira, 31/10. O evento ofereceu uma programação especial. No primeiro momento, incluiu uma sensibilização, sessão de ginástica laboral e um café saudável pela manhã.
Já no segundo momento, durante a tarde, a professora e enfermeira Patrícia Crisóstomo da Silva, da UNIFUNCESI, conduziu uma palestra informativa sobre saúde da mulher, abordando cuidados essenciais e orientações preventivas. A palestra teve como foco a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de ovário, trazendo informações atualizadas sobre fatores de risco, sintomas e a importância dos exames regulares. A enfermeira Patrícia enfatizou a relevância das práticas de autocuidado e de um estilo de vida saudável para reduzir os riscos, além de esclarecer dúvidas e reforçar a necessidade de atenção constante à saúde feminina. “Esse momento de aprendizado reforçou o compromisso da Regional de Saúde em promover a conscientização e o bem-estar entre os servidores e servidoras da saúde”, comentou Patrícia.
Ronaldo Santos Duarte, referência técnica em promoção à saúde da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), destacou que o Outubro Rosa é uma oportunidade de lembrar que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e solidariedade com todos ao nosso redor. “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil, e precisamos fortalecer a conscientização sobre a importância da prevenção e da detecção precoce”, disse. “Quando informamos e orientamos a população, damos a ela as ferramentas para adotar medidas que protejam sua saúde. Prevenção e diagnóstico precoce são nossos maiores aliados na redução da incidência e da mortalidade por essa doença, e essa conscientização e mobilização precisa alcançar cada vez mais pessoas”, finalizou Ronaldo.
Nenhum comentário