Clodoaldo Santos Início da carreira de jogador de futebol Nascimento: Clodoaldo Tavares de S...
Clodoaldo Santos Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Clodoaldo Tavares de Santana nasceu no dia 25 de setembro de 1948, na cidade de Itabaiana, interior do Estado de Sergipe.
Resumo histórico da carreira de jogador: O Sergipano Clodoaldo, oriundo de uma família modesta e de poucos recursos, muito jovem mudou-se para o município de Praia Grande no litoral paulista, onde foi morar com os irmãos. Para ajudar com as despesas da casa, começou a trabalhar em uma mercearia, onde recebia alguns trocados para carregar pacotes de compras de fregueses. Nas horas de folga, jogava futebol em times amadores, primeiro no Grêmio do Apito e depois no Barreiros, que era uma famosa equipe da liga da Várzea Santista, onde se destacava como um jogador promissor. Foi observado por Ernesto Marques, que o levou para fazer testes no Santos FC. Aprovado nos testes, começou a se destacar nos treinamentos e nos campeonatos das categorias amadoras, em princípio nos Juvenis e depois nos Aspirantes, quando foi considerado a revelação do campeonato de 1966. Muito jovem, Clodoaldo já se destacava dentre os meninos da Vila. Zito, que era o capitão do time e ídolo do clube, já vinha sentindo o agravamento de um problema clínico no joelho. Pensando em parar de jogar futebol, viu no jovem Clodoaldo, que se mostrava muito habilidoso com a bola, todas as condições de herdar a sua camisa de nº 5, por ocasião de sua aposentaria dos gramados, o que veio a acontecer naturalmente. Em 1967, com apenas 17 anos, Clodoaldo tornou-se titular do time ao substituir Zito. passando a jogar ao lado de muitos de seus ídolos de infância. Jogou suas primeiras partidas como jogador profissional em 1966, em um amistoso no dia 05 de junho na cidade de Blumenau em Santa Catarina, e posteriormente, dentro do mesmo ano, em uma excursão realizada na América do Sul. Em 1970, participou do elenco da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo da FIFA, realizada no México e dirigida pelo Técnico Zagallo, onde foi titular e teve uma participação marcante na conquista do Tricampeonato Mundial. Clodoaldo foi o protagonista de uma das mais bonitas jogadas daquela competição, quando aplicou quatro dribles seguidos em um defensor italiano, antes de marcar o último gol do Título.
Zito- Volante do Santos FC
Clodoaldo – titular absoluto da Seleção Brasileira
Da Esquerda para a Direita:
Em pé: Carlos Alberto, Brito, Piazza. Felix, Clodoaldo, Marco Antônio e Admildo Chirol. Agachados: Jairzinho, Rivelino, Tostão, Pelé e Paulo Cesar Caju.
Como vive hoje Clodoaldo?
Aos 76 anos, aposentado do futebol e frequentador assíduo da Vila Belmiro, convive com antigos companheiros e serve de motivação para os meninos da vila.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário