Objetivo foi preparar os territórios para o período sazonal 2024/2025. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promove...
Objetivo foi preparar os territórios para o período sazonal 2024/2025.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo os seminários macrorregionais de preparação para o período sazonal das arboviroses de 2024/2025. Ao todo serão 16 macrorregionais de saúde envolvidas. Os seminários são presenciais e ocorrem em diversas regionais de Saúde no interior de Minas. Nos dias 5 e 6/11, em Pouso Alegre, foi realizado o seminário da macrorregião de Saúde Extremo Sul. O evento reuniu 53 municípios das áreas de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre.
No primeiro dia ocorreu o planejamento e organização das ações de enfrentamento às Arboviroses. O público alvo foram gestores municipais de saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, e coordenadores de Atenção Primária. No segundo dia, o tema foi Manejo Clínico das Arboviroses, e contou com a presença de médicos e enfermeiros da Atenção Primária, Unidades de Pronto Atendimentos e Atenção Hospitalar.
De acordo com a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Ferraz, a secretaria vem desenvolvendo uma série de eventos locais para a macrorregião, principalmente para discutir a importância de estar preparado para o período sazonal de 2025 da dengue e chikungunya. “Por meio desses eventos, a SES-MG, em conjunto com os municípios, discutem as estratégias de preparação, no primeiro dia com foco em gestão e organização dos serviços de saúde e no segundo dia voltado para manejos clínicos para preparar nossos profissionais para atuação nesse período”, explica.
A diretora fez ainda um alerta à população sobre os cuidados para combater a dengue. “As ações contra arboviroses devem ser contínuas, é importante que a população aumente a vigilância dentro de casa, onde temos os principais focos do Aedes, evitando acúmulo de água, lixo e todos os locais propícios para o mosquito se desenvolver”, conclui.
A superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira, reforça que o Seminário é mais uma estratégia que a SRS organizou, juntamente com o apoio da equipe técnica da SES-MG. “Tivemos 100% de adesão dos municípios da SRS neste evento. Foi um momento ímpar de imersão nas temáticas voltadas ao controle das arboviroses, assim como o Manejo Clínico dos pacientes, proporcionando muita troca de conhecimento e aprendizagem. A SES-MG e a SRS Pouso Alegre estão na luta para tornar Real o SUS Ideal”, pontuou.
A secretária de saúde do município de Natércia, Vyvian Ambrosino,enfatizou a importância do seminário para os municípios. “Esse momento está sendo muito proveitoso para que possamos tirar demandas daqui e levar para os nossos municípios, de modo a acolher a população e mitigar os danos. É preciso estratégia, ter um norte, e que os profissionais estejam capacitados para levar mais tranquilidade aos munícipes e o nosso serviço a frente”, disse a secretária.
Nenhum comentário