Objetivo é a preparação dos territórios para o período sazonal 2024/2025 Nos dias 6 e 7/11, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ...
Objetivo é a preparação dos territórios para o período sazonal 2024/2025
Nos dias 6 e 7/11, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com as Unidades Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e Pedra Azul, realizou o “II Seminário Macrorregional de Preparação para o Período Sazonal das Arboviroses 2024/2025”. O evento, realizado no Expominas em Teófilo Otoni, teve como objetivo preparar gestores e equipes de saúde dos 57 municípios da macrorregião Nordeste para enfrentar o período sazonal das arboviroses, que vai de dezembro a maio.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, esteve presente e ressaltou o reconhecimento da atuação de Minas Gerais no combate às arboviroses. “Isso é sinal do trabalho de vocês. Minas pode e deve ser referência em saúde pública, em vigilância. Juntos, a gente pode fazer mais”, afirmou Prosdocimi, destacando a recente premiação da SES-MG no concurso de inovação da Escola Nacional de Administração Pública.
A programação incluiu capacitações sobre o Plano de Contingências, que organiza as ações de resposta rápida em saúde pública, com ênfase nas áreas de gestão, vigilância, rede de atenção à saúde, comunicação e mobilização social, além do manejo clínico de doenças como dengue, chikungunya e oropouche. Segundo o dirigente regional de saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, o evento foi fundamental para a realização de alinhamentos dos processos de trabalho. "Este evento representa um marco importante para fortalecermos nossas ações de vigilância e assistência, além de prepararmos as equipes para os desafios que vêm com o período sazonal”, disse. Segundo o dirigente, a presença de profissionais de toda a macrorregião reforça o compromisso coletivo em enfrentar as arboviroses de maneira eficaz e integrada. “A troca de conhecimentos, especialmente sobre o Plano de Contingências e o manejo clínico, é essencial para garantir respostas rápidas e eficazes para a população”, defendeu Marcelo.
A referência técnica de arboviroses do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues Castro, destacou que “em relação ao controle vetorial, diversas ações vêm sendo executadas no território, algumas de rotina e outras em situações especiais”. Segundo Davidson, é rotina o tratamento focal, que envolve a visita domiciliar do Agente Comunitário de Endemias (ACE), com a utilização de larvicida, e outra ação de rotina é a aplicação, a cada 60 dias, do inseticida Fludora em imóveis considerados Pontos Estratégicos. “Além disso, temos ações com equipamentos costais de pulverização e o uso de Carro Fumacê em situações emergenciais”, explicou a referência. “A GRS Pedra Azul mantém o estoque de insumos para atender as demandas dos municípios, além de acompanhar as novas políticas como o uso de Drones e Carro Fumacê pelos Consórcios”, completou Davidson.
Mobilização no Dia D contra o Aedes aegypti
O seminário também integra o movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, lançado no início deste ano pela SES-MG com o objetivo de engajar a sociedade em ações preventivas contra o Aedes aegypti.
Como parte do movimento, será realizado um Dia D de mobilização no sábado, 9/11, com a participação de 13 municípios na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni. “A participação da sociedade é fundamental nessa ação. A eliminação de recipientes que acumulem água é uma atitude simples, mas essencial para evitar a proliferação do mosquito”, destacou Leonardo Figueiredo Santos, superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni.
A programação completa dos municípios da SRS de Teófilo Otoni que aderiram ao Dia D estadual está disponível em https://drive.google.com/file/d/1-fzBO-vyFFxF3dlcb8P_65-gXnAhp_Q3/view?usp=sharing .
Nenhum comentário