Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Todos os 27 municípios da Regional Itabira Minas Gerais participam do D Dia para ampliação da cobertura vacinal

 Os moradores de 27 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira poderão atualizar os cartões de vacinação neste sábado (23), d...

 Os moradores de 27 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira poderão atualizar os cartões de vacinação neste sábado (23), durante o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação. A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

A campanha estadual, que segue até o dia 29 de novembro, conta com o apoio da SES-MG na organização e execução das atividades em cada município.

22.11.2024-Vacimóvel-Divulgação SMS de São Gonçalo do Rio Abaixo
22.11.2024-Vacimóvel-Divulgação SMS de São Gonçalo do Rio Abaixo

De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira, a iniciativa é uma oportunidade fundamental para que pais e responsáveis regularizem a situação vacinal dos jovens. “A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde de nossas crianças e adolescentes. O Dia D é ideal, especialmente para os pais que trabalham durante a semana, levarem seus filhos às unidades de vacinação”, explicou.

Marcella Cristina Silva Braga, Referência Técnica em Imunização da GRS de Itabira, destacou que a ação tem como objetivo atingir a meta de cobertura vacinal dos grupos prioritários de cada imunizante, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). Além disso, a iniciativa busca garantir a atualização do cartão vacinal de crianças e adolescentes mineiros com até 15 anos de idade.

22.11.2024-Vacinação-Divulgação SMS de São Gonçalo do Rio Abaixo
22.11.2024-Vacinação-Divulgação SMS de São Gonçalo do Rio Abaixo

Atualizações e vacinas disponíveis
Entre as mudanças no calendário vacinal, destaca-se a imunização contra o HPV (papilomavírus humano), que agora exige apenas uma dose única, em vez das duas anteriormente recomendadas.

Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não se vacinaram podem procurar os postos de saúde munidos de um documento de identidade e, preferencialmente, o cartão de vacinação.

A campanha disponibiliza uma ampla gama de vacinas, incluindo tríplice viral, hepatite A e B, HPV, rotavírus humano, meningocócica ACWY e C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid-19.

Com essa mobilização, a SES-MG reforça o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças, priorizando a proteção de crianças e adolescentes em todo o estado.

João Monlevade
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde (Visa), o Dia D da Campanha de Multivacinação, que será realizado no próximo sábado (23), ocorrerá em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros locais, incluindo o Centro Social Urbano (CSU Loanda) e a Quadra da Escola Manoel Loureiro. Diversas vacinas serão oferecidas, como as de rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe.

São Gonçalo do Rio Abaixo
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, promove o Dia D neste sábado, mas a atualização do cartão vacinal segue até o dia 29 de novembro, utilizando o Vacimóvel, um veículo adaptado para realizar vacinações fora das unidades de saúde. O Vacimóvel visita locais estratégicos, como escolas e praças, para facilitar o acesso às vacinas.

Nas escolas, os profissionais de saúde vacinam crianças e adolescentes com a autorização dos pais e responsáveis, avaliando e atualizando as cadernetas de vacinação conforme necessário. No dia 23 de novembro, dia Dia D, o Vacimóvel estará na Praça Central para ampliar a cobertura vacinal.

O veículo é equipado para garantir segurança e qualidade no atendimento, reforçando o compromisso da gestão pública com a saúde pública e a prevenção de doenças.

Coberturas vacinais em Minas Gerais
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços no alcance vacinal.

A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).

Documentação para Vacinação
As doses das vacinas serão administradas conforme a avaliação da situação vacinal individual de cada criança e adolescente. É imprescindível que os pais ou responsáveis das crianças estejam presentes no momento da vacinação e levem a Caderneta de Vacinação para conferência e atualização. No caso dos adolescentes, a presença dos pais ou responsáveis não é obrigatória.

Calendário e Caderneta de Vacinação
A lista de vacinas, de acordo com a faixa etária, é disponibilizada pelo link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario

Já o Cartão de Vacinação de Crianças está disponível nos links

Por Flávio A. R. Samuel / Foto: Divulgação SMS de São Gonçalo do Rio Abaixo


Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel