Mais de 1,2 mil artesãos foram atendidos pelo Governo de Minas e aproximadamente 30 mil peças foram comercializadas. Os artesãos mineiros ap...
Mais de 1,2 mil artesãos foram atendidos pelo Governo de Minas e aproximadamente 30 mil peças foram comercializadas.
Os artesãos mineiros apoiados pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), ultrapassaram R$ 1,5 milhão em produtos comercializados na 35ª Feira Nacional de Artesanato (FNA).
Foram 1.261 artesãos mineiros atendidos em parceria com o Sebrae Minas, e aproximadamente 30 mil peças vendidas durante a feira, que aconteceu entre os dias 4 e 8/12 no Expominas, em Belo Horizonte.
“O que vem sendo feito pelo Governo de Minas é mais do que apoiar os artesãos mineiros. Podemos dizer com muita convicção que o trabalho dessas pessoas tem sido valorizado, cumprindo uma das metas da gestão do governador Romeu Zema, que é de gerar renda para o cidadão mineiro”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Apoio
“Não tinha nem aberto o estande e já tinha vendido todos os produtos que eu trouxe.” O relato é do artesão Andson Clério, do município de Camanducaia, que participou pela primeira vez da Feira Nacional do Artesanato e externou a alegria em estar presente e principalmente em ter seu trabalho reconhecido e valorizado.
O artesão do Sul de Minas foi um dos selecionados por meio do Edital de Chamamento Público Nº 08/2024 da Sede-MG para participar de forma totalmente gratuita do evento. Foram disponibilizadas 70 vagas para associações, grupos, cooperativas e artesãos individuais.
“Agradeço ao Governo de Minas, à Diretoria do Artesanato Mineiro, e à Prefeitura de Camanducaia, pois, para nós, como artesãos, é muito importante participar de uma exposição de artesanato dessa magnitude", acrescenta.
Evento
Com o apoio do Governo de Minas, a 35ª Feira Nacional de Artesanato, realizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), teve como tema os Vales de Minas.
A feira, que é considerada a maior do segmento da América Latina, reuniu toda a riqueza patrimonial dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce e das cidades que circundam o Rio São Francisco.
No total, foram mais de 3 mil expositores e 733 estandes em uma área de 47 mil metros quadrados, além de três espaços de oficinas de técnicas dos Vales e um talk show.
Artesanato mineiro em 2024
Em 2024, a Sede-MG, por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, teve participação ativa em eventos de artesanato, promovendo e marcando presença em 30 desses, entre feiras, exposições, oficinas, palestras, visitas regionais com o vice-governador, expedições com lojistas brasileiros, visitas guiadas e entrega de carteiras.
Nesse sentido, foram gerados mais de R$ 3,7 milhões em comercialização, em que mais de 4 mil artesãos das diversas regiões do estado foram atendidos e beneficiados. Além disso, foram emitidas mais de mil carteiras nacionais de artesão ao longo do ano.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário