Iniciativa coordenada pela Seplag-MG e lançada em abril deste ano reduziu custos e agilizou atividades como o processo de defesas de autuaçã...
Iniciativa coordenada pela Seplag-MG e lançada em abril deste ano reduziu custos e agilizou atividades como o processo de defesas de autuação de trânsito.
O retorno para as defesas de autuações de trânsito ficou mais eficiente e assertivo em Minas Gerais, levando respostas mais rápidas para resguardar os direitos dos condutores e proprietários de veículos.
Desde que o Automatiza.MG, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), passou a ser utilizado nesse serviço, um passivo de mais de 20 mil processos foi solucionado.
Esse é um dos exemplos de avanços do Governo de Minas com o projeto Automatiza.MG, que otimiza o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, trazendo ganhos de eficiência para o Estado, por meio da automatização de processos e da inteligência artificial.
O projeto está sendo utilizado em diversos órgãos e entidades. Lançado em abril de 2024, já vinha sendo utilizado de forma piloto desde o segundo semestre de 2023.
Desde então, já criou 65 robôs que funcionam como assistentes virtuais para auxiliar os servidores no dia a dia, reduzindo em mais de 7.913 horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.
Autuações de trânsito
Uma dessas aplicações é no processo de recepção, análise e encerramento de defesas de autuações de trânsito.
Antes do Automatiza.MG, a maior parte das etapas do processo eram manuais, com a tramitação física de documentos e digitação de informações, da recepção da manifestação de defesa até o encerramento das autuações.
Para automatizar etapas preparatórias e reduzir a ocorrência de erros, a Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET-MG) adotou ferramentas do Automatiza.MG, aumentando a velocidade e a assertividade da execução. Dessa forma, o tempo entre a recepção e o encerramento do processo ficou 11 vezes mais rápido.
Seplag-MG / Divulgação
Foram desenvolvidas ferramentas para montagem dos processos de demandas recebidas via Protocolo Digital, que são, em seguida, analisados pelos técnicos da CET-MG.
O tempo antes gasto com tarefas burocráticas e repetitivas passou a ser dedicado à análise do conteúdo e à conferência, para garantir que os direitos dos condutores sejam respeitados.
Com a mudança, o cidadão mineiro conta com um atendimento melhor e a equipe da CET-MG com melhores ferramentas para o trabalho de análise das multas de trânsito.
Seplag-MG / Divulgação
A autuação é o passo inicial no processo de penalização de infrações de trânsito e o condutor ou proprietário do veículo tem um prazo para apresentar a defesa.
“As ferramentas aumentam a capacidade de processamento, verificam e minimizam erros, sendo uma ferramenta muito importante para conseguir cumprir os prazos legais e possibilitar que seja absorvido um aumento na demanda do serviço. Com a mudança, é possível atender 1.250 novas defesas de autuação mensais sem aumentar custos”, destacou o diretor de Infrações da CET-MG, Henrique Antunes.
Benefícios para o cidadão e para o Estado
Para o diretor Central de Desburocratização da Seplag-MG, Yan Vieira do Carmo, o projeto é um exemplo da tecnologia como uma aliada poderosa na modernização da prestação de serviços.
“Realizamos nossas automatizações em parcerias estabelecidas com os órgãos, em modelos de trabalho colaborativo, onde capacitamos outros servidores a desenvolverem automatizações e soluções de inteligência artificial em diversos órgãos e entidades”, pontuou.
O projeto capacitou, até o momento, 35 turmas em aulas presenciais, além de um curso de ensino a distância. Ao todo, as capacitações contam com 1.718 inscritos e, dentre esses, 703 já concluíram a formação.
Da redação do Portal de Notícias Lei e Política
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