Até o final de 2025, 850 novos veículos vão entrar em operação em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Governo de Minas entreg...
Até o final de 2025, 850 novos veículos vão entrar em operação em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (5/12), 66 novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, que contou com a presença do governador Romeu Zema.
Outros 784 veículos novos serão entregues até o final de 2025, renovando cerca de 33% da frota total e melhorando a qualidade do serviço para a população. “Para mim, é uma felicidade muito grande estar aqui neste momento, que é o pontapé inicial na substituição de 850 ônibus metropolitanos”, disse o governador de Minas, que destacou ainda as melhorias que a população deve observar.
"São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega", afirmou Romeu Zema.
Essa aquisição dos novos ônibus faz parte do acordo assinado, em setembro de 2024, junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), sob intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
Para a compra de 600 novos veículos estão sendo destinados, integralmente, R$ 382 milhões, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia. Além disso, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025.
Renovação
Até o fim do próximo ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos. Os critérios para a alocação dos ônibus novos, entre as 640 linhas do transporte público da RMBH, foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou a melhoria na qualidade das viagens oferecidas aos usuários do transporte coletivo com os novos veículos nas ruas.
"Com essa entrega, nós vamos reduzir a idade média da frota que são 11 anos para seis. Estar aqui entregando esses novos ônibus é uma realização para nós do Governo de Minas", explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Nesse primeiro lote, serão 38 novos ônibus direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, outros 11 veículos para linhas que atendem à região de Contagem e 17 ônibus para linhas das regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim.
A distribuição levou em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.
Impacto
O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.
Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário