Obra representa mais segurança para todos os mineiros; intervenção no cercamento completo da Nelson Hungria é o primeiro realizado desde a i...
Obra representa mais segurança para todos os mineiros; intervenção no cercamento completo da Nelson Hungria é o primeiro realizado desde a inauguração da unidade.
O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), concluiu as obras de reforço estrutural dos quatro quilômetros de extensão das muralhas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também foram entregues a reforma das guaritas externas e da cerca elétrica, além da substituição parcial das concertinas.
Esta é a primeira vez que o Complexo, o maior e um dos mais importantes do estado, recebe uma reforma desse porte em toda a extensão da muralha, desde a sua inauguração, em 1988. No total, foram investidos cerca de R$ 12 milhões. Uma visita ao local foi realizada na manhã desta sexta-feira (6/12) para marcar a entrega da obra.
“Hoje é um dia histórico. Essa obra representa mais uma missão cumprida. Estamos com dezenas de obras e reformas em andamento nas nossas unidades prisionais, possíveis graças ao esforço do Governo de Minas, que investiu mais de R$ 70 milhões no sistema prisional. Nunca houve um investimento desse porte no sistema penitenciário”, ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
Os 344 pilares originais da edificação foram reforçados e, para mais segurança, adicionados mais 116. Os trabalhos também incluíram a demolição e recomposição do reboco, tanto no lado interno quanto no externo. Na passarela, por onde transitam os policiais penais, foram reformados o piso, a laje e alvenaria de parte da mureta.
Mão de obra prisional e melhoria para profissionais
Além de mais segurança para todos os mineiros, a reforma da Muralha do Complexo Penitenciário Nelson Hungria representa, também, melhorias nas rotinas de trabalho para todos os policiais penais da unidade. Esse destaque foi feito pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, durante a entrega da obra.
"Quero elencar esta importante entrega, que vai dar melhores condições de trabalho e segurança para os servidores. Todos os policiais penais e demais servidores do Departamento Penitenciário são gratos, por tudo que já foi realizado em termos de melhorias. Estamos avançando. A gente consegue olhar para trás e constatar, mas, ao mesmo tempo, sabemos o que precisa ser melhorado", destacou Badaró.
Além dos operários contratados pela empresa responsável pelas obras, os serviços contaram com a mão de obra de 25 presos. A execução desta obra foi realizada pela Seinfra
O secretário adjunto da pasta de Infraestrutura, Pedro Calixto, destacou a parceria com a Sejusp e o esforço do Governo no aprimoramento de todas as infraestruturas públicas do Estado. "É motivo de muito orgulho entregarmos esta obra, que reflete o compromisso do Governo de Minas em garantir a segurança e boa qualidade do serviço público".
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário