As obras estavam paradas há mais de 10 anos e as novas UBSs vão beneficiar mais de 6 mil pessoas com os serviços no município. Moradores d...
As obras estavam paradas há mais de 10 anos e as novas UBSs vão beneficiar mais de 6 mil pessoas com os serviços no município.
Moradores de Pirapora vão poder contar com mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que foram inauguradas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quinta-feira (19/12), que investiu mais de R$ 3,3 milhões nas duas unidades. No mesmo dia a SES-MG realizou a entrega de mamógrafo e aparelho de ultrassom, além de visitar a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.
O Governo de Minas pretende alcançar 100% de cobertura de UBS no território mineiro. Para isso, estão sendo construídas mais de 350 unidades em todo o estado. Os valores investidos nas duas unidades em Pirapora foram repassados pelas Resoluções nº 3.561 de de 7 dezembro de 2012 e nº 3.771 de 12 de junho de 2013.
Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, ressaltou que, atualmente, o estado conta com 90% de cobertura de UBS. “Nós temos uma visão na SES-MG que é tornar real o SUS ideal. Vamos fazer de fato 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS), fazer a promoção de saúde e prevenção chegar em cada município mineiro”.
As Unidades Básicas de Saúde são consideradas a porta de entrada ao serviço de saúde pela população. Nelas são feitos atendimentos que incluem vacinação, consultas médicas, ações das equipes de Saúde da Família, assistência ao pré-natal, atendimento domiciliar, entre outros, em âmbitos individuais e coletivos.
Raimundo Nonato Pinheiro, 64 anos, aposentado e morador do bairro Santos Dumont, falou da alegria em ver a obra, que estava paralisada há mais de 10 anos, finalmente concluída. “Essa unidade pertinho da gente vai facilitar muito a nossa vida. A outra ficava longe e a gente já não tinha disposição para andar tanto”, ressalta.
Os moradores dos bairros Santos Dumont e Cidade Jardim, em Pirapora, vão usufruir do serviço das UBSs em sua totalidade, numa estrutura moderna e projetada exclusivamente para esse fim. As novas unidades são importantes para a estruturação da Atenção Primária à Saúde no município, que recebeu entre 2019 e 2024, quase R$16 milhões da SES-MG para a APS.
“Com as UBSs Rodolfo Mallard, no bairro Santos Dumont, e Cidade Jardim II, no bairro Cidade Jardim, chegaremos bem perto da meta da Política Nacional de Atenção Básica, que prevê 2.500 cadastrados por área adscrita” garante o secretário municipal de Saúde de Pirapora, Rafael Lana. Ele informa que cada uma das UBSs atenderá em média uma população de 3,2 mil, e que a cobertura de 100% de UBS no município já é realidade.
O secretário Fábio Baccheretti, disse que há mais trinta mamógrafos sendo entregues em todo o estado como um compromisso do Governo de Minas em dar um diagnóstico precoce para o câncer de mama. “Isso só é possível equipando e dando todo suporte aos municípios mineiros, ou seja, todos os 843 municípios no estado terão acesso a mamógrafos de última geração”.
Tariana Diniz, dirigente Regional de Saúde de Pirapora, enfatizou que as entregas realizadas beneficiam não somente a população de Pirapora, mas de toda região. “No caso de um novo mamógrafo, que ficará no Ceae, doze municípios serão atendidos”.
Durante a agenda em Pirapora, o secretário de Estado de Saúde também visitou a obra de construção do Pronto Socorro da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.
Nenhum comentário