Ferramenta digital tem objetivo de disponibilizar aos estudantes e responsáveis dados da vida escolar, por meio de acesso simples às notas e...
O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), está ampliando o acesso ao Boletim Escolar Digital para todas as escolas da rede estadual de ensino. A estimativa é de que 1,5 milhão de estudantes sejam beneficiados a partir desta ampliação, que impacta diretamente no dia a dia das mais de 3,4 mil escolas estaduais de Minas Gerais.
“Estamos comprometidos em facilitar a vida do cidadão, ampliando o acesso aos serviços públicos em todo o estado. Nosso foco é aproximar o Governo de Minas das pessoas, por meio das soluções tecnológicas que oferecemos, seja pelo MG App, pelo Portal MG, ou iniciativas como o Boletim Escolar Digital”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Inicialmente, o Boletim Escolar Digital foi disponibilizado para 500 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte em formato piloto. Agora, graças ao projeto Dados.Educacao, desenvolvido pela SEE, e que facilita a centralização e acesso a dados escolares, todos os estudantes da rede estadual terão acesso, por meio do MG APP, às notas na palma da mão ou no site cidadao.mg.gov.br.
“Essa iniciativa do Governo de Minas é para que pais e responsáveis possam acompanhar os estudos do seu filho e auxiliar a escola nos desenvolvimentos das ações de aprendizagem. A fase de testes foi um sucesso e agora oferecemos para o estado todo”, destacou o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Projeto
O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), partindo do objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos. A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.
Superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro destaca que as novas funcionalidades do Boletim Digital são trabalhadas no Data Lake da companhia. A plataforma permite que pais e ou responsáveis acessem o boletim dos alunos pelo MGApp, por meio do cadastro no portal GOV.br.
“É mais uma entrega importante na política de digitalização dos serviços públicos. A tecnologia desenvolvida pela Prodemge já está disponível em todos os municípios mineiros”.
Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis. A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
Melhorias
Além de expandir o acesso a todos os estudantes de escolas estaduais mineiras, o Boletim Escolar Digital apresenta novidades em sua interface. A partir de agora, estudantes e responsáveis poderão consultar, além da nota obtida, o valor total da atividade executada. As notas que não alcançarem a média escolar ficarão destacadas em vermelho.
Outra novidade é a disponibilização do número total de aulas ministradas durante o ano escolar de cada disciplina, antes o usuário tinha acesso somente ao número de faltas. A medida tem como objetivo tornar mais transparente os processos escolares e critérios para aprovação.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário