Page Nav

HIDE
Segunda, Março 31

Pages

Últimas notícias:
×
Logo SimpleAds

Mobilização social: municípios da SRS Juiz de Fora realizaram média de seis ações por dia para promoção e prevenção à saúde

  Neste ano, todos os municípios promoveram ações de mobilização social; arboviroses - doenças como dengue, zika e chikungunya - foi o tema ...

 Neste ano, todos os municípios promoveram ações de mobilização social; arboviroses - doenças como dengue, zika e chikungunya - foi o tema mais trabalhado

A atuação dos municípios e de toda a rede de parceiros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é essencial para que as informações de interesse público e de serviços de saúde possam chegar até a população e mobilizar para as ações e cuidados de prevenção e promoção da saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para isso, em 2024, os 37 municípios do território da SRS Juiz de Fora já realizaram 2.510 ações de mobilização social, até 19/12. Uma média de 209 ações por mês. Pelo segundo ano seguido o número se mantém acima de 200 ações mensais.

Em 2023, a média foi um pouco maior: 222, totalizando 2.674 ações. Mas como o mês ainda não acabou e os municípios ainda estão promovendo ações, os números de 2023 podem ser superados. Para isso, são necessárias mais 165 ações.

26.12.2024-Mobilização Social-SES-MG

"A mobilização é uma forma alternativa de comunicação em saúde, com funções informativa e educativa, em que a SES-MG conta com uma rede de parceiros para multiplicar as informações de interesse público e de serviços de saúde, para que elas cheguem para todos os cidadãos. A nossa rede conta com lideranças locais, imprensa e as secretarias municipais de Saúde, por exemplo”, explica Priscilla Fujiwara, coordenadora de Comunicação Regionalizada e Mobilização Social da SES-MG.

Priscilla Fujiwara ressalta ainda que as Regionais de Saúde têm um papel fundamental na articulação dessa Rede de Mobilização de Saúde, como é o caso da SRS de Juiz de Fora, que em 2024, coordenou com os seus municípios mais de 2.200 ações de mobilização, três Dias D de Combate ao Aedes e outros dois de Vacinação.

O esforço para levar informação, vencendo barreiras, é essencial, como observa a coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Guarará, Aline Arcanjo. “É com esse empenho que, unidos, podemos melhorar a saúde da população, além de prevenir e combater doenças”, completa.

Muitas das ações realizadas foram divulgadas para todo o estado, por meio das redes sociais da SES-MG, como o instagram e o facebook. Houve publicação de 110 ações de mobilização durante o ano.

Um dos municípios que mais realizaram ações de mobilização social é Guarará. Na pequena cidade, de pouco mais de 3 mil habitantes, foram promovidas mais de 300 ações de mobilização só este ano. Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Guarará, Maria Tereza da Rocha Bordonal, as ações de mobilização social, estimuladas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, são desenvolvidas de acordo com o cenário epidemiológico municipal.

“Apoiados pela SRS, gestão, e parcerias, os profissionais da Atenção Primária da Saúde (APS) realizam um trabalho intenso, com integridade, profissionalismo e dedicação”, explica Maria Tereza.

Por Jonathas Mendes

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel

Atendimento itinerante da Neoenergia chega a 14 regiões admi...

Governo do Distrito Federal: Novos cateteres nasais de alto ...

GDF: Escola de Saúde Pública realiza IV Simpósio de Saúde Ba...

Nem sempre é o fim: cuidados paliativos abrangem pacientes c...

Metodologia usada no Drenar DF evitou abertura de valas na c...

Governo de Minas amplia funções da Carteira de Identificação...

Detran-DF fará intervenções na Ponte JK na madrugada desta t...

Campeonato Brasileiro da Série A 2025 1ª Rodada 30.03.2025...

Saudosismo

Polícia Militar de Mato Grosso prende homem em flagrante por...

publicidade
publicidade
publicidade