Atividades em Catuti e Verdelândia mobilizam comunidades e definem novos gestores locais. O Programa Água Doce (PAD) promoveu oficinas de mo...
Atividades em Catuti e Verdelândia mobilizam comunidades e definem novos gestores locais.
O Programa Água Doce (PAD) promoveu oficinas de mobilização social para consolidar a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização e produção integrada, nos municípios de Catuti e Verdelândia, no Norte de Minas. A ação reuniu mais de 150 famílias das comunidades rurais beneficiadas, com o objetivo de reforçar a participação social e a sustentabilidade das iniciativas.
As oficinas, conduzidas por técnicos capacitados pelo programa na última semana, incluíram a definição de acordos de gestão compartilhada e a eleição de representantes locais responsáveis pela operação dos sistemas. Em Catuti, os moradores da comunidade de Malhadinha participaram das atividades, onde três sistemas já estão em funcionamento. Em Verdelândia, a mobilização abrangeu um sistema que atenderá 90 famílias na comunidade de Amargoso.
Fortalecimento da gestão e capacitação técnica
O coordenador estadual do PAD em Minas, Kleynner Jardim, destaca que a mobilização social é uma estratégia essencial para assegurar o funcionamento dos sistemas a longo prazo. "A criação de estruturas permanentes de gestão é imprescindível para o sucesso do programa", pontua o gestor, enfatizando a importância do modelo de gestão compartilhada entre estado, municípios e população local.
O subsecretário de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Anderson Diniz, ressalta que a gestão compartilhada, entre Estado, municípios e comunidades, é essencial para garantir a eficiência dos sistemas implementados.
"Por meio do Programa Água Doce, estamos capacitando a população para o desenvolvimento de atividades-chave na gestão. É extremamente importante que esses sistemas se tornem autossustentáveis ao longo do tempo", comenta o subsecretário.
Resultados e expansão do programa
Atualmente, o PAD já implantou 67 sistemas de dessalinização em Minas Gerais, sendo que 52 estão em pleno funcionamento, fornecendo aproximadamente 3 milhões de litros de água potável para comunidades rurais do semiárido mineiro.
Além de garantir acesso à água de qualidade, o programa busca revitalizar poços existentes e melhorar as condições de vida da população.
Programa Água Doce
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com governos estaduais, municipais e sociedade civil, o PAD estabelece uma política pública permanente de acesso à água potável para consumo humano. Por meio da dessalinização de águas subterrâneas, o programa incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais, buscando sustentabilidade e inclusão social.
Da redaçãod o Portal de Notícias
Nenhum comentário