Modelo que oferece soluções sob demanda está ampliando agilidade, segurança de dados e otimização de recursos de TI no estado. O termo nuvem...
Modelo que oferece soluções sob demanda está ampliando agilidade, segurança de dados e otimização de recursos de TI no estado.
O termo nuvem remete a algo abstrato, sem forma definida, impalpável. Na realidade, cloud computing é novo modelo de computação que oferece recursos e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
No mundo, gigantes da tecnologia já oferecem soluções em nuvem desde o início dos anos 2000 e vêm popularizando a cloud computing. A alternativa também já circula no Governo de Minas, com soluções implementadas pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), e em organizações de todo o planeta, tornando-se meio para impulsionar negócios e agilizar fluxos de trabalho.
O que é
"Nuvem é um conjunto de data centers espalhados pelo mundo e que fornecem recursos e soluções de TIC, com acesso por qualquer dispositivo conectado à Internet, a qualquer hora, de qualquer lugar", traduz o superintendente de Suporte da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Thiago Canuto Lemos.
Ele explica que o foco está na prestação de serviços de infraestrutura. "Todo o gerenciamento da Nuvem Prodemge ocorre no Portal Multicloud. É por ele que se dá o aprovisionamento de recursos, orquestração e governança dos serviços", detalha.
Em Minas
Implementada pela Prodemge em 2023, a nuvem já é realidade na rotina de órgãos e instituições do Governo de Minas como Codemge, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Junta Comercial, entre outros, e vem substituindo a burocracia por mais agilidade e qualidade no atendimento aos cidadãos.
Prefeituras também contrataram o serviço de nuvem, num movimento de gestão digital capaz de integrar setores em um mesmo sistema, mais ágil, prático, funcional e econômico. Em Minas, Timóteo, Lagoa Santa, Coqueiral, Extrema e Lavras já utilizam os serviços de nuvem da Prodemge.
Canuto destaca do modelo. "Na nuvem, tudo pode ser realizado pelo próprio cliente, no sistema de autosserviço, o que traz mais autonomia, agilidade, flexibilidade e gerenciamento aos processos. E, ainda, otimização de custos para as organizações". O gestor lista avanços como pagamento sob consumo, escalabilidade e segurança.
Estrutura
A cloud computing da Prodemge oferece recursos e soluções de TIC por meio da Internet e com pagamento sob consumo, em modelo híbrido. Ou seja, junção do modelo de implantação pública, oferecido por provedores de nuvem pública de mercado, e privada, com recursos restritos dentro da organização, em data center próprio.
Especialista em gestão de defesa agropecuária do IMA, Bruno Silva Câmara acredita que a implantação da nuvem Prodemge no instituto funciona como diferencial na prestação de serviços à população.
"A nuvem trouxe uma experiência muito mais assertiva na administração de servidores. A implementação e a configuração dos serviços são ágeis, além de oferecer facilidade no uso e na gestão do portal".
Canuto afirma que os serviços são indicados para empresas de governo, sem restrições em relação a número de funcionários, segmento ou faturamento.
O investimento necessário é estudado a cada caso, lembrando que, normalmente, o pagamento é sob consumo: “usou, pagou; não usou, não pagou", encerra.
Nenhum comentário