Zezé Moreira Sport Club Brasil Início da carreira de jogador Nascimento : Alfredo Moreira Júnior, conh...
Zezé Moreira Sport Club Brasil Início da carreira de jogador
Nascimento: Alfredo Moreira Júnior, conhecido no meio futebolístico como Zezé Moreira, nasceu no dia 16 de outubro de 1907, na Cidade de Miracema, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo histórico da carreira de jogador e treinador de futebol: Antes de se tornar um dos maiores técnicos do futebol brasileiro, iniciou sua trajetória no futebol em 1928, atuando como atacante no Sport Club Brasil-RJ, Flamengo–RJ, Palestra Itália (atual Palmeiras) - SP, Botafogo-RJ e América-RJ. Como treinador tinha um perfil de estrategista, uma postura de diplomata e era rotulado como homem mau, taciturno e avesso às entrevistas ou declarações antes das partidas. Era chamado às vezes pela imprensa esportiva de “retranqueiro”, o que rebatia prontamente por não concordar com tal citação. Comandou à beira do campo vários clubes brasileiros e estrangeiros, como o Nacional do Uruguai, Palestino do Chile e o Belenenses de Portugal. Teve uma passagem marcante como Técnico da Seleção Brasileira. Comandou a Seleção Canarinho pela primeira vez em 1952 e, posteriormente, em 1954 e 1955 onde teve dois momentos antagônicos:
1º Momento:
Campeão do Pan-americano de Futebol no Chile, onde venceu o México por (2 X 0), empatou com o Peru (0 X 0), goleou o Panamá por (5 X 0), venceu o Uruguai Campeão de 1950 por (4 X 2). Conquistou o Título Panamericano de 1952, vencendo a Seleção Chilena, anfitriã da competição, pelo placar de (3 X 0) em pleno Estádio Monumental David Orellano, na Cidade de Santiago. Foi a primeira vez que a Seleção Brasileira ganhou uma competição internacional fora de seus domínios.
Seleção Brasileira campeão do Panamericano de 1952 – Técnico Zezé Moreira
2º Momento:
Trágica participação na Copa do Mundo de 1954, na Suíça, quando a Seleção Brasileira foi massacrada pela Hungria, a melhor seleção europeia da época, por (4 X 2), na fatídica “Batalha de Berna”. Nem Zezé nem seus jogadores tinham ideia do que era aquele Esquadrão Húngaro comandado pelo craque Ferenc Puskas. Era o time que encantava o continente europeu no período pós-guerra. O Título acabou ficando com a Alemanha Ocidental. Em seu depoimento ao Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro, realizado em 05 de junho de 1985, Zezé lembrou sua promessa de nunca mais comandar a Seleção Brasileira.
Curiosidades da carreira de Zezé Moreira:
Foi Campeão Paulista em 1934 como jogador do Palestra Itália.
Teve 02 irmãos técnicos de futebol, Ayrton Moreira e Aymoré Moreira, que também fizeram história no futebol.
Falecimento: Alfredo Moreira Júnior faleceu no dia 10 de abril de 1998, aos 90 anos, vítima de insuficiência respiratória, no Hospital Pedro Ernesto, localizado no bairro de Vila Isabel no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário