Guarani FC Mascote Bugre Fundação: O Guarani Futebol Club...
Guarani FC Mascote Bugre
Fundação: O Guarani Futebol Clube foi fundado em 02 de abril de 1911, na Cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo.
Resumo Histórico do Clube: O Guarani Futebol Clube foi fundado por 12 jovens da Cidade de Campinas: Vicente Matallo, Antônio de Lucca, os descendentes de italianos Pompeu de Vito, Romero Antônio de Vito, Ângelo Panattoni, José Trani, Luiz Bertoni, José Giardini, Miguel Grecco, Júlio Palmieri e Hernani Felippo, além de Alfredo Seiffert Jaboby Júnior, que era o único de família alemã. Os jovens se encontraram no dia 1º de abril de 1911 na Praça Carlos Gomes, quando escolheram o nome do clube em homenagem à ópera II Guarany de 1870, título original em língua italiana. A tradução para língua portuguesa é o Guarani, obra conhecida do Maestro e Compositor Clássico Carlos Gomes, que é o filho mais ilustre da Cidade de Campinas. A data da fundação oficial do clube foi transferida para o dia 02 de abril, para evitar piadas de torcedores adversários com relação ao Dia da Mentira. O Guarani disputou a 1ª Divisão do Campeonato Paulista da Associação Paulista de Esportes Atléticos – APEA de 1927 a 1931, passando a disputar depois os Campeonatos Amadores do interior. Em 1946, conquistou mais uma vez o campeonato do interior. Em 1947, o Guarani profissionalizou o seu Departamento de Futebol. A evolução do Bugre surgiu diante das primeiras conquistas da era profissional. Foram elas: os Torneios Iniciais dos Campeonatos Paulistas de 1953, 1954 e 1956, a Taça de Invictos da Gazeta Esportiva e o Troféu Folha de São Paulo. O auge dessa evolução foi marcado pelo inédito título de Campeão Brasileiro de 1978, atuando com uma equipe recheada de craques, na qual se destacaram: Careca, Zenon, Neneca e o Treinador Carlos Alberto Silva. O Guarani venceu uma competição disputada por 74 equipes, dentre elas as melhores do futebol brasileiro. O Centroavante Careca marcou o gol do título e foi o destaque daquela competição.
O Guarani é conhecido popularmente como “Bugre”, devido a imagem do Mascote do clube. Seu maior rival é a Ponte Preta. As partidas disputadas entre as duas equipes da cidade são conhecidas como Dérbi Campineiro. Essa rivalidade é tida como a maior entre clubes do interior do Brasil.
Time do Guarani FC – Campeão Brasileiro de 1978
Em pé: Miranda, Zé Carlos, Mauro Cabeção, Neneca, Édson e Gomes. Agachados: Capitão, Renato, Careca Zenon e Bozó.
Craques:
Excelentes jogadores brilharam com a camisa do Guarani.
1976 a 1981 1986 a 1980 1978 a 1982 1978 a 1981
Neneca Zenon Careca Bozó
1976 a 1981 1992 a 1995 1992 a 1993
Neto Amoroso Luizão
Localização: O Guarani F.C. Está sediado na Cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, fundada em 14 de julho de 1774. A cidade é conhecida também por abrigar a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EPCEX) e o Campus Universitário Estadual de Campinas (UNICAMP), que está entre as mais importantes universidades do país.
Campinas – São Paulo
Estádio: O Guarani Futebol Clube manda seus jogos no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, inaugurado em 1953 com capacidade para 29.130 espectadores. O nome foi motivado pela matéria publicada pelo Jornalista João Caetano Monteiro Filho no Correio Popular, por ocasião da apresentação da maquete do estádio. O título da matéria era “Brinco de Ouro para a Princesa”. Princesa D’Oeste é o cognome da Cidade de Campinas. A inauguração de sua iluminação ocorreu no jogo amistoso Guarani 2 X 1 Flamengo (RJ).
Estádio Brinco de Ouro da Princesa – Campinas – São Paulo
Estatística:
2025 – O Guarani FC tem previsão de disputar as seguintes competições:
Campeonato Paulista Série A-1;
Campeonato Brasileiro Série C
Nenhum comentário