EDU Santos FC Início da Carreira de Jogador de Futebol Nasc...
EDU Santos FC Início da Carreira de Jogador de Futebol
Nascimento: Jonas Eduardo Américo nasceu no dia 06 de agosto de 1949, na cidade de Jaú, interior do Estado de São Paulo.
Resumo histórico da Carreira do Jogador: Em 1964, de férias no interior paulista, Pelé, ao passar pela cidade de Bauru, conversou com alguns rapazes da cidade, que eram irmãos do menino Edu, e perguntou se alguém da família jogava futebol. Foi assim que Pelé conheceu Edu. Tomando conhecimento que o jovem tinha muita habilidade com a bola, o levou para fazer teste no Santos, onde foi aprovado e conduzido às categorias de base no Clube praiano. Edu teve o privilégio se ser descoberto por aquele jogador que mais tarde seria coroado como 0 Rei do Futebol. Edu estreou no time profissional no dia 03 de março de 1966, com apenas 16 anos. Entrou em campo no decorrer da partida no lugar do experiente Del Vecchio, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, onde o Santos venceu a Portuguesa de Desportos por 2 x 0. Edu considerava o seu segundo jogo com a camisa do Santos inesquecível. O jogo foi realizado no estádio do Pacaembu, válido pelo torneio Rio-São Paulo de 1966, contra o Bangu com a vitória do time santista por 5 x 2. Nesse jogo Edu marcou 02 gols, sendo um de falta que ele considerou o mais importante da carreira, pois lhe abriram todas as portas, e o segundo driblando toda a defesa banguense antes de concluir a jogada. Começava a surgir o Grande Edu, pois Pelé estava machucado e todos os olhos da crônica esportiva passaram a admirar a nova promessa do futebol brasileiro. Em 1966, foi convocado para integrar a delegação da Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo da FIFA a ser realizada na Inglaterra. Sua despedida no time santista ocorreu na Cidade de Catanduva, interior de São Paulo, em jogo amistoso realizado no dia 17 de novembro de 1976, quando o Santos venceu o Grêmio Catanduvense por 1 x 0, com gol marcado por Edu. No Clube Praiano, permaneceu por 11 anos, disputou 584 partidas e marcou 184 gols. Deu prosseguimento à carreira profissional atuando por outros clubes do Brasil, México e Estados Unidos.
Campeão Brasileiro de 1968
Curiosidades:
Estreou no time principal do Santos com apenas 15 anos, jogando no Maracanã contra o Botafogo.
Foi o jogador mais novo a ser inscrito para disputar uma Copa do Mundo.
Recebeu a Bola de Plata da Revista Placar em 1968.
Após encerrar a carreira profissional, fez muito sucesso como um dos ex-jogadores da Seleção Brasileira da categoria Masters que excursionava pelo Brasil.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário