Racing Club Bandeira da Argentina Resumo histórico do clube: O Racing Club foi...
Racing Club Bandeira da Argentina
Resumo histórico do clube: O Racing Club foi fundado em 25 de março de 1903, na cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires. Historicamente, faz parte dos clubes chamados “Cinco Grandes” do futebol argentino.
O Racing Club também é conhecido como “El Primer Grande” (O Primeiro Grande), por ser o primeiro clube do mundo que ganhou 7 títulos seguidos da Liga, o primeiro clube argentino a conquistar uma copa nacional e o primeiro argentino Campeão Mundial de Clubes (Copa Intercontinental). Em 04 de março de 1999, por incompetência de administrações anteriores em função de acúmulo de dívidas, o Racing abriu falência, correndo o risco de um dos maiores clubes da América do Sul deixar de existir. “O Racing Club deixou de existir”: foi com essas palavras frias que Liliana Ripoll declarou a falência do Racing. Era 04 de março de 1999, a partir daquela data seria o fim de um dos mais tradicionais clubes da Argentina. Liliana Ripoll era a síndica determinada pela justiça para administrar o processo de falência da Instituição. Três dias após a declaração de falência estava marcado um jogo válido pelo Campeonato Argentino (Clausura) contra a equipe do Talleres. Obviamente, a partida não poderia ser realizada, pois um dos clubes deixaria de existir. Porém, neste mesmo dia 30.000 mil torcedores fanáticos se recusaram a aceitar o súbito fim e se dirigiram ao Estádio Presidente Perón, casa do Racing. Não era para assistir à partida contra o Talleres, mas para manifestar amor ao clube. Um torcedor expressou todo seu sentimento: “A única coisa que peço é que o Racing continue existindo. Nada mais. É minha vida, a vida de minha filha, porque irei morrer sendo Racing”. O dia 07 de março ficou conhecido como “El dia del hincha de Racing”, porque marcou o renascimento da Instituição. Após tamanha demonstração de amor, a Câmara de Aplicação revogou a determinação de falência e permitiu que o Racing Club se tornasse uma empresa, a Blanquiceleste S.A., para saldar suas dívidas em um período de dez anos.
Estádio Presidente Perón – Manifestação de torcedores do Racing
Fonte – Site Extracampo – Futebol não é só um jogo
Em dezembro de 2001, o Racing Club conquistou o Campeonato Apertura, quebrando um jejum de 35 nos sem títulos nacionais. Em dezembro de 2008, a empresa Blanquiceleste S.A. parou de administrar o Racing e Rodolfo Molina se tornou o novo presidente do clube. Em março de 2023, o Racing Clube sagrou-se campeão da Supercopa Internacional ao vencer o Boca Juniors.
Comemoração dos jogadores do Racing Club campeão da Supercopa Internacional 2023
Ídolos:
Técnicos:
Juan José Pizutti Diego Cocca
Jogadores:
Ubaldo Fillol Arnaldo Balay Alfio Basile
Juan Carlos Giménez Cláudio López Ernesto Gutiérrez
João Cardoso Roberto Perfumo Cejas
Localização: O Racing Club está sediado na cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires na Argentina.
Praça Adolfo Alsina - Avellaneda - Argentina
Estádio: O Racing Club de Avellaneda manda seus jogos no Estádio Juan Domingo Perón, de propriedade do clube, também conhecido popularmente como El Cilindro, em função da sua forma circular. Tem capacidade de abrigar 51.389 espectardores. Foi inaugurado em 03 de setembro de 1950, no jogo contra o Velez Sarsfield, vencido pelo dono da casa pelo placar de 1 X 0.
Estádio Juan Domingo Perón – El Cilindro
Nenhum comentário