Evento foi voltado para líderes eleitos e equipes da gestão municipal Nesta segunda-feira (2/12), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas...
Evento foi voltado para líderes eleitos e equipes da gestão municipal
Nesta segunda-feira (2/12), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou do Fórum Regional de Comunicação e Administração Pública (Força), que promoveu a troca de experiências e capacitação de prefeitos, vereadores, futuros secretários e assessores. Os painéis do evento realizado em Uberlândia, abordaram saúde, gestão, desenvolvimento social e esporte.
O secretário Fábio Baccheretti destacou a parceria entre as prefeituras e Governo de Minas. “São importantes momentos de encontro com os gestores municipais de saúde e futuros prefeitos. Assim podemos nivelar e demonstrar onde estamos e, na oportunidade, juntos, atuamos para termos mais resultados com a população”, concluiu o secretário.
Durante o painel “Painel Saúde”, o secretário abordou o “Panorama da Saúde em Minas Gerais e os desafios para os municípios”. Ele destacou as políticas e programas estaduais como o Valora Minas, Vacimóvel e o Transporta SUS.
Programas que contam com aporte financeiro de recursos da SES-MG, como o Serviço de Atendimento Móveis de Urgências (Samu 192), com atendimento terrestre e aéreo, a hemodiálise mais perto de casa e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas também foram ressaltadas.
Baccheretti citou ainda a importância do investimento na Atenção Primária à Saúde, que envolve a construção de 50 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas regiões do Triângulo e Noroeste, com investimento de R$ 105 milhões.
A secretária de Saúde de Araguari e presidente regional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) de Uberlândia, Thereza Cristina Griep, também palestrou no “Painel Saúde”, destacando que o índice de mortalidade caiu.
Segundo Thereza Griep, o indicador da queda do índice de mortalidade está diretamente ligado aos recursos alocados na área da saúde. “Temos inúmeros desafios como gestores de saúde e o crescimento e a melhoria se dão pelas políticas públicas estaduais”, enfatizou Griep.
Na oportunidade, o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, foi agraciado com o título de cidadão honorário araguarino pela Câmara de Vereadores de Araguari.
Nenhum comentário