Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Concurso de redação do Programa Jovem Senador está com inscrições abertas

Estudantes da rede estadual podem se inscrever gratuitamente no programa, que selecionará os candidatos por meio de redação até 30/4 Estudan...


Estudantes da rede estadual podem se inscrever gratuitamente no programa, que selecionará os candidatos por meio de redação até 30/4

Estudantes do ensino médio da rede pública de Minas Gerais que desejam conhecer e se envolver no Poder Legislativo do Brasil, já podem se inscrever no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025. Os interessados devem se inscrever até o dia 30/4, por meio do site oficial do programa.

O programa seleciona 27 estudantes de escolas públicas, um de cada estado e do Distrito Federal, para passar uma semana em Brasília, onde conhecem as atividades dos parlamentares no Senado, atuam como jovens senadores e apresentam sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei.

Neste ano, o tema da redação é “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, e busca estimular a reflexão e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo. Os autores das melhores redações participarão da Semana de Vivência Legislativa, que vai ocorrer de 18 a 22/8.

Seleção 

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino. Ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31/12 de 2025. 

Na primeira etapa, cada escola é responsável por selecionar a melhor redação. Após esse processo, a selecionada deve ser enviada para a secretaria de educação do estado. A secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles. 

Em um segundo momento, o Senado faz a seleção da melhor redação de cada um dos estados e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.Todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa serão pagas pelo Senado Federal. 

O regulamento está disponível neste link

Destaque mineiro

Minas Gerais vem se destacando nas últimas edições do programa, revelando jovens estudantes engajados e politizados.

Na edição de 2024, o grupo de 27 estudantes diplomados elegeram o estudante mineiro, Davi Baia Camilo, como presidente do programa, que teve a oportunidade de propor mudanças significativas para o futuro do país.

O jovem estudante de 18 anos da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, em Juiz de Fora, Minas Gerais, na Zona da Mata, destacou-se entre mais de 300 concorrentes ao vencer o concurso de redação.

Em seu discurso de posse, Davi expressou sua gratidão e compromisso. “Para um menino negro, estudante de escola pública, vindo de tão longe, presidir esse projeto é motivo de imensa gratidão. Exercerei meu cargo com honra e dedicação, ouvindo a todos e buscando mudanças reais”. 

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel