Os Professores terão acesso ao Google Workspace for Education Plus, expansão do Enem MG e avanços no DED+ a partir de 2025. Anúncios feito...
Os Professores terão acesso ao Google Workspace for Education Plus, expansão do Enem MG e avanços no DED+ a partir de 2025.
Anúncios feitos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante o 1º Encontro de Gestores Escolares marcam o compromisso com a modernização do ensino público de Minas Gerais. O evento, realizado no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 6 e 8/2, consolidou o compromisso do Governo de Minas em aliar inovação, tecnologia e qualificação pedagógica para transformar a educação mineira.
Para os mais de 3 mil diretores reunidos, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, exaltou a liderança dos gestores. “O diretor é o Secretário de Educação dentro da escola. Queremos vocês cada vez mais próximos das superintendências e da Secretaria, garantindo que a escola funcione para nossos estudantes”.
Inovação
Uma das principais novidades apresentadas foi a aquisição do Google Workspace for Education Plus, que beneficiará mais de 1,36 milhão de estudantes e 245 mil servidores com ferramentas tecnológicas avançadas. A parceria inclui a implementação de um sistema automatizado de horários, otimizando a gestão escolar, além de treinamentos para os educadores.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressaltou a importância da integração tecnológica para apoiar o aprendizado. “Estamos trazendo ferramentas que oferecem relatórios detalhados, ajudando a construir e repensar intervenções pedagógicas. Com essas soluções, identificamos quais estudantes precisam de mais apoio e podemos agir com precisão”.
Representante do Google for Education, Larissa Silveira, destacou Minas Gerais como referência nacional e internacional em inovação educacional. “Quando compartilhamos a experiência de Minas com times globais, vemos que muitos países se inspiram no que está sendo feito aqui”.
Expansão Enem MG
Outro anúncio foi a expansão da plataforma Enem MG, desenvolvida em parceria com a Estudo Play. A partir de 2025, a ferramenta estará disponível para todos os estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando acesso a materiais didáticos, videoaulas, correção de redação e um simulador do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Até então, apenas os alunos do 3º ano do ensino médio tinham acesso à plataforma. Com a ampliação, os estudantes poderão se preparar para o Enem ao longo dos três anos do ensino médio.
Avanços do DED+
A modernização da rede estadual também avança com a ampliação do Diário Escolar Digital (DED+), que já conta com quase 10 mil usuários e 1,6 milhão de acessos. O sistema foi desenvolvido com base nas sugestões de professores, especialistas e diretores, e em 2025 ganhará novas funcionalidades.
O coordenador da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette, falou sobre a escuta ativa da rede para o aprimoramento da ferramenta. “O DED+ foi construído ouvindo os diretores. Precisamos estar nas escolas para entender as demandas reais, implementar melhorias e corrigir falhas de forma ágil”, explicou. Além das funcionalidades já disponíveis, uma versão para o Especialista da Educação Básica (EEB) será lançada.
Outro avanço é o Sistema de Assinatura Digital de Documentos Escolares (eDoc), desenvolvido pela Prodemge. A plataforma permitirá a assinatura digital de documentos, eliminando a necessidade de deslocamento físico dos estudantes e responsáveis para a realização de procedimentos administrativos.
Parcerias
Além dos investimentos em tecnologia, o evento também consolidou parcerias estratégicas que fortalecem a qualidade do ensino na rede estadual. Entre elas, a Britannica Education, que oferece um vasto acervo educacional digital.
A Elefante Letrado disponibiliza uma plataforma interativa de leitura, com livros organizados por níveis de proficiência, focado no desenvolvimento da fluência e compreensão textual.
No campo do desenvolvimento socioemocional, o Instituto Hortense atuará na formação de docentes para promover um ambiente escolar mais acolhedor para os estudantes. Além disso, a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) implementa metodologias de gestão voltadas para a eficiência administrativa.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário