Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Feam atualiza Sistema de Gestão de Barragens e amplia vigilância sobre as informações das estruturas em Minas

Novo módulo permitirá maior atuação de auditores independentes na realização e apresentação de dados. A  Fundação Estadual do Meio Ambiente ...


Novo módulo permitirá maior atuação de auditores independentes na realização e apresentação de dados.

Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibilizou, na sexta-feira (7/2), uma atualização do módulo de auditoria do Sistema de Informações de Gerenciamento de Barragens (Sigibar), reforçando a vigilância das barragens no estado de Minas Gerais.

O Sigibar foi projetado para gerenciar todos os aspectos da gestão de barragens. Nesta nova versão, o módulo de Auditoria de Barragens foi aprimorado. “Nele é possível cadastrar auditores, inserir e visualizar documentos resultantes dos fluxos de auditoria independente e periódica previstos na Política Estadual de Segurança de Barragens”, explica o diretor de Gestão de Barragens da Feam, Roberto Gomes.

Por meio desse módulo, o auditor independente acessa o sistema para validar dados cadastrais das barragens e enviar o Relatório Técnico de Segurança de Barragens (RTSB) com a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), sem interferência dos proprietários.

As informações prestadas alimentarão o módulo de acesso público do Sigibar, disponível no Portal Ecosistemas. “Esta atualização fortalece a atuação do auditor independente e melhora a precisão das informações no Sigibar”, destaca o presidente da Feam, Rodrigo Franco.

Acesso às informações do Sigibar

Pelo Sigibar, qualquer cidadão pode acessar informações atualizadas sobre as condições das barragens em Minas Gerais, incluindo dados declarados pelos empreendedores e conclusões das auditorias independentes.

A plataforma, gerenciada pela Feam e hospedada no Portal Ecosistemas, permite visualizar a lista completa de barragens cadastradas, incluindo estruturas ativas, desativadas ou em descomissionamento.

Além da estabilidade das barragens, é possível consultar detalhes como alteamento, altura, material armazenado, localização e relatórios de auditoria. Atualmente, Minas possui 246 barragens de mineração e indústria cadastradas.

Mar de Lama Nunca Mais

Nos últimos anos, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aprimorou os controles das barragens de rejeito, seja pela descaracterização de barragens a montante ou pelo acompanhamento de auditorias externas.

A prestação de informações sobre as condições das barragens é obrigação do empreendedor. Esses dados são inseridos no sistema e acompanhados no fluxo de gestão da Feam. As atualizações passam por validação contínua e são registradas junto às declarações de estabilidade e relatórios de auditoria.

“Desde a Lei Mar de Lama Nunca Mais, foram ampliadas as fiscalizações em campo e o nível de exigência sobre as informações fornecidas pelos empreendedores”, observa o diretor Roberto Gomes.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel