Objetivo é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SE...
Objetivo é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu, na segunda, 17/2, o encontro da ‘Força Estadual do SUS’ no Vale do Aço. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Timóteo e teve como público alvo os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da região.
Sete médicos e cinco enfermeiras realizaram palestras com o intuito de potencializar a atuação da vigilância em saúde em cooperação com os municípios em situação de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, surtos, entre outras situações relacionadas à saúde pública. O objetivo do evento é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
André Luiz Custódio de Paula, superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, ressaltou que é de suma importância o apoio da SES-MG no combate às arboviroses no período sazonal. “Esse momento é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, onde temos a oportunidade de atualizar fluxos, protocolos e discutir o manejo adequado de arboviroses e outras doenças, sempre com a otimização da assistência à vigilância”.

Segundo André, outras ações foram realizadas a fim de combater as arboviroses da região do Vale do Aço. “Além desta ação, a gente fez na última semana uma oficina voltada para agente de combate a endemia, especialmente para agentes de campo, que é quem está efetivamente dentro da casa das pessoas. Além disso, o Estado vem fortalecendo a vigilância das arboviroses, com a implementação dos serviços de drones, o uso da tecnologia em favor da saúde para fazer o reconhecimento e identificação dos focos”, reforçou.
O Estado de Minas Gerais segue com atenção especial voltada para as arboviroses. Segundo Marcela Lencine Ferraz, diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esta ação vai ser realizada nas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de todo o estado. “Essa atividade está sendo realizada por meio da Força Estadual de Saúde, formada por médicos e enfermeiros da SES-MG, que vai percorrer os territórios com o objetivo de aproximação e troca de informações com os profissionais da saúde”.
De acordo com a diretora, além dos esforços do poder públicos, a população tem papel fundamental na diminuição de casos. “Cerca de 80% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro das casas e é onde as pessoas podem atuar: evitar o acúmulo de água parada e descartando corretamente o lixo. Alguns minutinhos gastos durante a semana podem ter um impacto positivo, evitando que novos casos aconteçam”, completa.
Da redaçaõ do Portal de Notícias
Nenhum comentário