Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Ipsemg lança Carteira de Projetos com foco em inovação e eficiência

Ações foram apresentadas durante 1ª Reunião Gerencial de 2025 e fazem parte da revisão do Planejamento Estratégico 2023-2026. O  Instituto d...


Ações foram apresentadas durante 1ª Reunião Gerencial de 2025 e fazem parte da revisão do Planejamento Estratégico 2023-2026.

Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lançou, na última sexta-feira (7/2), sua nova Carteira de Projetos, marcando o início de um ciclo estratégico voltado para modernização de sistemas e processos, garantindo maior eficiência na gestão e melhoria no atendimento aos beneficiários. O evento aconteceu na plenária da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, durante a 1ª Reunião Gerencial de 2025, que reuniu a direção executiva, gerentes, chefes de departamento e coordenadores das unidades regionais, que acompanharam de forma on-line.

“A Carteira de Projetos direciona as transformações do Ipsemg, reafirmando o compromisso da instituição com sua missão, que é zelar por quem cuida de Minas. Essas iniciativas fortalecem a gestão, tornando-a mais eficiente e estruturada, além de assegurar serviços médicos e hospitalares de qualidade em todo o estado”, destacou o presidente do instituto, André dos Anjos.

Carteira de Projetos do Ipsemg

A nova carteira contempla 49 projetos distribuídos nos eixos de gestão, previdência e saúde. Cada ação foi planejada para otimizar os processos internos, ampliar os serviços prestados aos beneficiários e o fortalecimento da eficiência operacional.

Entre as principais entregas previstas, destacam-se:

  • Novos editais de credenciamento, que serão publicados ainda em fevereiro, trazendo uma nova tabela de valores para os prestadores e ampliando a oferta de atendimento em todo estado;

  • Reabertura do laboratório do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), com serviços de patologia clínica e medicina laboratorial, previsto para o segundo semestre de 2025;

  • Entrega dos 10º, 12º e 13º andares da execução da obra da Ala B no HGIP até março deste ano;

  • Lançamento do novo Sistema de Cadastro de Beneficiários, até março deste ano, garantindo a integração dos dados cadastrais;

  • Dimensionamento da força de trabalho assistencial do Ipsemg, a fim de assegurar a alocação de profissionais de forma coerente com o volume e a qualidade dos serviços prestados, até outubro deste ano;

  • A contratação e customização do Sistema de Gestão Previdenciária, a fim de implementar sistema mais integrado e digital, com previsão até o primeiro semestre de 2026;

  • A automatização das compensações previdenciárias, que também está em fase avançada, com previsão de integração ao Sistema de Gestão Previdenciária até o fim deste ano;

  • Implementar a política de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, com o objetivo de desenvolver e atualizar o conhecimento técnico, até outubro de 2025.


Transformando recursos em entregas

A Carteira de Projetos é fruto da revisão do Planejamento Estratégico 2023-2026, cujo objetivo é reorganizar as ações do Ipsemg diante dos novos marcos regulatórios, a Lei nº 25.143/2025 e o Decreto nº 48.981/2025.

“Hoje, o Ipsemg trabalha para garantir que os quase R$ 700 milhões adicionais na arrecadação, a partir do dia 9/4, sejam convertidos em melhorias concretas para os beneficiários. Com um planejamento estratégico bem estruturado, o instituto busca transformar a nova legislação em avanços reais para a rede assistencial”, enfatizou André dos Anjos.

Planejamento Estratégico 2023-2026

A Reunião Gerencial foi conduzida pelo assessor-chefe da Assessoria Estratégica, Daniel Carvalho Bragança, e pela coordenadora da Coordenação de Projetos, Anna Carolina Wetter, que detalharam a metodologia de execução e monitoramento dos projetos.

Segundo Daniel Bragança, o instituto adotou a metodologia OKR (Objectives and Key Results), combinada com o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), para assegurar a melhoria contínua e a busca pela melhor performance em suas iniciativas.

“Esse modelo permite a definição clara de objetivos e a realização de ajustes constantes para garantir entregas eficientes”, explicou. Ele também reforçou a importância das próximas reuniões gerenciais, que terão como foco o monitoramento contínuo dos projetos e a avaliação das entregas previstas.

Os participantes também tiveram acesso às diretrizes que nortearão as próximas etapas do planejamento estratégico do Ipsemg, cujo mapa estratégico e caderno do planejamento já estão disponíveis no site oficial do instituto, agora com uma nova identidade visual alinhada ao planejamento.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel