Projeto prevê diversas intervenções no trecho, como duplicações, construção de novos contornos, viadutos e passarelas. O Governo de Minas ,...
Projeto prevê diversas intervenções no trecho, como duplicações, construção de novos contornos, viadutos e passarelas.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publica, neste sábado (15/2), o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é trazer mais segurança e fluidez para os mais de 124 quilômetros das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, além de implantação de serviços aos usuários.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as melhorias vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.
“O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou Pedro Bruno.
Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura segura e no mais alto padrão de qualidade.
Entre as principais melhorias estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o trânsito, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos motoristas e moradores das cidades.
Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho, transformando o corredor em uma moderna via expressa, que vai elevar o patamar de desenvolvimento de toda a região.
A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus, aumentando a segurança para motoristas e usuários do transporte público.
O projeto é uma solução definitiva para a região, pois assegura em um único pacote a realização de obras de ampliação de capacidade há muito tempo esperadas pelos moradores e investimentos constantes em recapeamento e manutenção dos trechos. As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos.
Com investimentos em infraestrutura, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo também os setores de serviços e comércio.
Vale ressaltar que a cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.
Outros benefícios
Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas por dia. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.
Um centro de controle operacional e duas bases de serviços operacionais serão implantados para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.
Participação social: consulta e audiências
Para garantir um debate amplo e transparente, foram realizadas no fim do ano passado duas audiências públicas, além da abertura de uma consulta pública para que qualquer cidadão pudesse contribuir com sugestões. Com as contribuições, foram implementadas adaptações no projeto para atender às necessidades da população.
As informações completas sobre a concessão do Vetor Norte podem ser consultadas no site infraestrutura.mg.gov.br.
Da redação do Portal de Notícias
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