Saudosismo Copa do Mundo FIFA Suiça - 1954 Campeão Vice-Campeão ...
Campeão Vice-Campeão
Alemanha Ocidental Hungria
Resumo Histórico da Copa do Mundo de 1954: A Copa do Mundo da Fifa de 1954, foi a 5ª Edição da competição. Foi realizada na Suiça no período de 16 de junho a 04 de julho. Um dos motivos da escolha da sede foi em função da comemoração do 50º aniversário da Federação Internacional de Futebol (FIFA), sediada na cidade de Zurique na Suiça. Foi a primeira Copa do Mundo realizada em solo europeu após a 2ª Guerra Mundial. A escolha da sede levou em conta também, a neutralidade da Suiça durante o conflito. Pela primeira vez uma Copa do Mundo teve cobertura realizada pela Televisão e moedas comemorativas fazendo alusão ao evento. Participaram da competição 16 seleções, sendo 11 europeias, 4 americanas e 2 asiáticas. A partir dessa copa a Seleção Brasileira passou a utilizar como uniforme nº 1, camisas amarelas e calções azuis, em substituição as camisas brancas utilizadas desde 1919. A troca do uniforme foi considerada pelos torcedores supersticiosos como fonte de azar, em função de derrotas em copas passadas, principalmente a de 1950, realizada no Brasil. A sensação da Copa de 1954, foi a fantástica Seleção da Hungria, campeã olímpica de 1952. A seleção húngara chegou para a competição com um elenco recheados de craques que deram um show de futebol durante o certame, dentre eles Sandor Kocsis Giyula Grosics, Zoltán Czibor e Ferenc Puskas, sendo esse último considerado o melhor jogador da competição e está entre os melhores jogadores da história do futebol mundial.
Ferenc Puskas Sándor Kocsis Giyula Grosics Zoltán Czibor
Seleção da Hungria – Vice-Campeã Copa do Mundo de 1954
Curiosidades:
A Copa de 1954, teve a maior média de gols por jogo na história dos mundiais. 5,38 em 26 jogos.
Na Copa e 1954, a seleção brasileira utilizou pela primeira vez as camisas amarelas e calções azuis, uniforme que ficou imortalizado anos mais tarde.
Foi na Copa de 1954, que as Seleções entraram em campo pela primeira vez com as camisas numeradas.
O Jornalista Geraldo José de Almeida criou o apelido “Seleção Canarinho”.
A Hungria revolucionou não só no esquema tático, na qual os jogadores não tinham posição fixa, mas também pela sua preparação antes das partidas, os húngaros faziam aquecimento, prática incomum na época.
Na final contra a Hungria, partida que ficou conhecida como “O Milagre de Berna”, anos depois veio a público o doping dos jogadores alemães apoiados pelo Governo.
Formula de disputa: Apesar do sucesso da competição, a formula de disputa foi bastante confusa. Cada grupo tinha dois cabeças de chaves que não se enfrentavam. Assim como as outas duas seleções que completavam o grupo não se enfrentavam entre si. Assim ao invés de 3 jogos, para cada componente do Grupo, foram realizados apenas 2 jogos por equipe.
Fase Inicial:
Grupo 1:
Brasil (cabeça de Chave)
França (Cabeça de Chave)
México
Iugoslávia
Jogos
Classificados para Segunda Fase
Brasil e Iugoslávia
Grupo 2:
Hugria (cabeça de Chave
Turquia (cabeça de Chave)
Coreia do Sul
Alemanha Ocidental
Grupo 3:
Áustria (cabeça de chave)
Uruguai (cabeça de chave)
Techecoslováquia
Jogos
Classificados para Segunda Fase:
Uruguai e Áustria
Grupo 4:
Inglaterra (cabeça de chave)
Itália (cabeça de chave)
Belgica
Suiça
Jogos
Classificados para Segunda Fase:
Suiça e Inglaterra
Fase Final:
Quartas de Final
Jogos
Classificados para a Semifinal
Alemanha Oc. Áustria Hugria Uruguai
Fase Final:
Semifinal
Jogos
Classificados para a Final
Alemanha Oc. Áustria Hugria Uruguai
Final:
Jogo
Foi uma edição recheada de goleadas, e a que teve a maior média de gols, um total de 140 em 26 partidas (5,38 gols por jogo).
Seleção da Alemanha Ocidental
Time Campeão Mundial da Fifa - 1954
Artilheiro:
Sándor Kocsis da Seleção da Hungria foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1954, com 11 gols marcados.
Sándor Kocsis
Nenhum comentário