Leandro Flamengo - Clube de formação Nascime...
Leandro Flamengo - Clube de formação
Nascimento: José Leandro de Souza Ferreira nasceu no dia 17 de março de 1959, na cidade de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador de Futebol:
No Flamengo:
Leonardo iniciou sua carreira nas categorias de base do Clube de Regatas Flamengo onde permaneceu de 1976 a 1978, quando foi promovido ao elenco principal permanecendo até o final da carreira em 1990. No Rubro-Negro disputou 421 partidas e marcou 14 gols. O Lateral direito Leandro, caso raro no futebol jogou somente por um único clube, só vestia outro uniforme quando participava das convocações para defender a Seleção Brasileira, onde jogou no período de 1981 a 1986, contabilizando na Seleção Canarinho 27 partidas e marcando 2 gols. Leandro é considerado um dos maiores laterais direito da história do futebol brasileiro. Foi apelidado de Peixe Frito pelo saudoso radialista e narrador Waldir Amaral, cognome que o acompanhou durante sua carreira. Leandro tinha um perfil fantástico, muito técnico, atuando como lateral direito ou em outras posições quando solicitado pelos treinadores, apoiava bastante quando o time partia para o ataque e era um implacável marcador. Leandro participou da era gloriosa dos anos 1980, quando o time era comandado dentro de campo pelo ídolo Zico, conquistou na época 3 campeonatos brasileiros, a Copa União e em 1981, a Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental (Campeonato Mundial de Clubes). Em 1985, em virtude de uma série de contusões nos joelhos, Leandro passou a atuar como zagueiro, nesta nova posição. Fez parte do time Campeão do Módulo Verde da Copa União disputada em 1987. Leandro encerrou a carreira precocemente em aos 31 anos, vítima de problemas crônicos em ambos joelhos, artrose no direito e tendinite no esquerdo. O problema crônico era conhecido como ‘Mal de Cowboy”, que segundo especialistas, só teria sido curado caso o jogador tivesse usado gesso com aparelho ortopédico e se submeter a uma cirurgia. Após aposentadoria como jogador de futebol, Leandro passou a se dedicar-se ao ramo empresarial, fundando a “Pousada Leandro” em sua cidade natal, Cabo Frio. Chegou também a trabalhar no CR Flamengo com Júnior em 1997, e dois anos depois foi Coordenador da equipe da Cabofriense, que tinha Sócrates como Técnico.
Time do Flamengo Campeão do Mundo (Intercontinental) – 1981 - Japão
Na Seleção Brasileira:
Leandro disputou o Campeonato Mundial de 1982, realizado na Espanha e deixou de participar do Mundial de 1986, realizado no México, em função do famoso episódio que envolveu a fuga da concentração antes da viagem para a cidade do México, juntamente com Renato Gaúcho. Leandro solicitou desligamento do elenco em solidariedade a Renato Gaúcho excluído sumariamente do elenco pelo Técnico Telê Santana.
Prêmios Individuais e Honrarias:
Bola de Prata da Revista Placar – 1982 e 1985.
Busto na Sede Social do Clube de Regatas Flamengo na Gávea.
Estátua no Município de Cabo Frio sua cidade natal.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário