Nesta quarta-feira (19/3), a Regional de Saúde de São João del-Rei recebeu a equipe da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), no ...
Nesta quarta-feira (19/3), a Regional de Saúde de São João del-Rei recebeu a equipe da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), no campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei, para uma capacitação dos profissionais da rede assistencial da microrregião em manejo clínico das arboviroses, que são doenças como dengue, zika e chikungunya. Mais 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos 18 municípios que fazem parte da microrregião de Saúde São João del-Rei prestigiaram o evento.
Roseli Gomes Andrade, epidemiologista da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), destacou a importância da Força Estadual do SUS para o estreitamento da cooperação entre a Vigilância Estadual e os municípios das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado de Minas Gerais.
“A Força Estadual do SUS potencializa as ações de vigilância nos territórios. Abordamos na capacitação as arboviroses no período de sazonalidade justamente no momento em que aumentam as notificações de casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika, doenças que podem ocasionar óbitos”, observou Roseli Andrade.
A epidemiologista ressaltou ainda que a adesão de todos os municípios da microrregião de Saúde de São João del-Rei ao treinamento mostrou a importância deste movimento de aproximação da SES-MG com os territórios.

A diretora-adjunta da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Patrícia Cristina de Oliveira, enfatizou a importância da presença dos profissionais de Saúde dos municípios da micro. “Este evento é um momento muito importante para troca de experiências sobre o manejo clínico das arboviroses. Todos nós sabemos como a abordagem precoce, as orientações corretas aos pacientes e as intervenções no momento oportuno são cruciais para o não agravamento da doença e consequentemente para evitar as mortes por arboviroses”, destacou Patrícia Oliveira.
Entendendo a Força Estadual do SUS-MG
A Força Estadual do SUS-MG é uma equipe composta por 7 médicos e 5 enfermeiras. Ela tem a finalidade de potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, nos surtos, endemias e pandemias, nos desastres ambientais naturais ou tecnológicos que impactem na desassistência à população e nas situações que configure situação de emergência identificada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ou decreto de situação de emergência ou calamidade pública decretados pelos municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.
Por Antonio Maria Ferreira / Fotos: Antonio Maria Ferreira
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário