O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início ao mutirão de procedimentos ortopédicos. A iniciativa faz...
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início ao mutirão de procedimentos ortopédicos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Cuidar de Todos, no eixo "Cirurgias - Aqui a fila anda", e nesta etapa acontece entre 27 a 30 de março, atendendo pacientes em São Luís, Caxias e Imperatriz.
"A cirurgia visa tanto reduzir a fila e o tempo de espera dos pacientes, como também otimizar e melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários. As filas de espera das unidades de São Luís e Caxias são distintas, por isso, o mutirão acontece em paralelo às demandas normais do hospital, que continuará a receber seus pacientes pela nossa Rede de Urgência e Ambulatórios", afirmou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha.
Os procedimentos nos Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), em São Luís, e em Caxias, iniciaram na quinta-feira (27) e prosseguirão até domingo (30). Em Imperatriz, o mutirão será realizado no domingo (30).
Nesta primeira etapa, em sua maioria, os pacientes beneficiados farão procedimentos ortopédicos de joelho para corrigir ligamento rompido, menisco, entre outras especialidades, sendo média de 10 cirurgias por dia em cada unidade. A cada etapa do mutirão novas especialidades ortopédicas serão contempladas.
Fernando dos Reis Cruz, de 22 anos, é um dos pacientes atendidos pelo mutirão no HTO de São Luís. Durante uma partida de futebol no campinho próximo de sua casa, no bairro Madre Deus, na capital, ele pisou forte o pé e virou o corpo de maneira brusca, causando o rompimento do ligamento do joelho cruzado anterior direito.
"No começo eu não sabia que tinha sido lesão do ligamento. Imaginei que fosse normal, uma torção. Aí começou a aparecer inchaço, mais dores. Fiz a ressonância na Policlínica Diamante e saí de lá com o encaminhamento para cirurgia. Estou um pouco nervoso porque eu não sei como é que é. Será a minha primeira cirurgia ortopédica, mas é uma expectativa boa, pelo menos vou me livrar dessa dor e poder viver minha vida normalmente", contou Fernando.
De acordo com a diretora administrativa do Hospital HTO de São Luís, Kalline Marinho, o desejo é devolver o bem-estar às pessoas. "É satisfatório quando a pessoa chega depois de aguardar na fila. O prazer de atender e que a cirurgia tão esperada foi realizada, isso impacta de forma sempre positiva", comentou.
Da redação
Nenhum comentário