Implantação do Samu 192 e Centro de Doenças Raras em Uberlândia também foram discutidos durante o reunião A Secretaria de Estado de Saúde de...
Implantação do Samu 192 e Centro de Doenças Raras em Uberlândia também foram discutidos durante o reunião
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em reunião com a prefeitura de Uberlândia, nesta segunda-feira (10/3), anunciou o adiantamento da parcela estadual de R$ 900 mil do recurso para o combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, foi discutido na reunião também o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência, como a implantação do Samu e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.
“Uberlândia é um dos municípios mineiros que mais investe na saúde, cerca de 35% dos recursos são destinados para a área. Para a implementação do Samu, temos a parceria com os consórcios em que 60% possuem fomento do Estado. Assim, a saúde fornece uma resposta mais assertiva, efetiva e rápida”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, disse que um dos compromissos ao assumir o governo municipal é a priorização na área da saúde. “Desde janeiro estamos trabalhando no propósito de avançar na implantação das UPAs e do Samu em Uberlândia, bem como termos um relacionamento mais estreito com o Governo do Estado para o financiamento das ações”.


Segundo o secretário, a adesão de Uberlândia a este importante serviço vai beneficiar a população. “É um passo importante, porque não é só pelo recurso, mas é pelo tempo de resposta. Mais ambulâncias servindo uma mesma região. Alguém que ligar 192 vai conseguir ter ambulância mais rápido. Lembrando que nós temos também três novos helicópteros no Estado, sendo um em Uberaba”.
Fábio Baccheretti destacou que é fundamental o trabalho da Atenção Primária à Saúde quanto à intervenção precoce e dos hospitais de alta complexidade com pactuação na rede estadual de doenças raras.
“Aqui em Uberlândia nós temos o Hospital das Clínicas, que é um Hospital Universitário, com especialistas e nós vamos fomentar. Estamos nos preparando para concretizar um Centro de Referência onde, além das doenças serem diagnosticadas no teste do pezinho, os pacientes tenham um melhor tratamento e no tempo oportuno”, finalizou Baccheretti.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário